quarta-feira, 11 de julho de 2012

8º lugar: Monique Kessous - As 20 Melhores Cantoras dos Últimos 10 Anos


Monique Kessous: bela e simples
Se a princípio a semelhança vocal (involuntária, claro) chega a incomodar, à medida que vamos ouvindo as ótimas composições de Monique Kessous, identificando as peculiaridades de seu timbre, fica quase impossível ter algum tipo de cisma. Sim, porque as músicas de Monique são ótimas, fruto de um talento legítimo. A inspirada Levo a Minha Vida Assim, por exemplo, é uma demonstração. A música tem acento pop, que poderia estar em qualquer parada, com uma bela letra e um tom meio rural, meio fim de tarde no campo. Este clima, aliás, também está em Repara e Pitangueira, música do primeiro disco de Monique, Com Essa Cor (2008), retomada no segundo e irretocável disco, lançado em dezembro do ano passado.

A similaridade entre Marisa Monte e Monique Kessous é grande, a afinidade entre os timbres é mesmo espantosa, e fica ainda mais evidenciada em faixas como A Quantas Anda e Coração, composições de Monique que se confundem fácil com músicas do repertório de Marisa, o que nem de longe é algo ruim. Deixemos claro que Monique Kessous é uma das melhores cantoras surgidas nos últimos tempos e, além de cantar maravilhosamente, compõe a maioria de suas músicas.

Frio é daquelas músicas feitas para tocar no rádio. Melhor ainda, feita para se destacar no meio de tantas coisas sem nenhum destaque que tocam nas rádios atualmente. A canção ainda tem um clipe belíssimo, com uma produção impecável e um conceito simples, porém totalmente dentro do contexto de Frio.

Monique chega lindamente ao oitavo lugar na lista das 20 Melhores Cantoras dos Últimos 10 Anos, reinando absolutamente como uma grande referencia futuramente para novas cantoras. Vale ressaltar que Monique Kessous é dessas pérolas que faz a gente ter orgulho de gostar de música e merece um lugar no topo da canção popular brasileira. Lugar, aliás, onde está Marisa Monte.



Oitavo Lugar: Monique Kessous

As 20 Melhores Cantoras dos Últimos 10 Anos



Marcelo Teixeira

Nenhum comentário: