quinta-feira, 5 de julho de 2012

12º lugar: Tulipa Ruiz - As 20 Melhores Cantoras dos Últimos 10 Anos




A efêmera Tulipa Ruiz
Sem trocadilhos com flores (como fiz no meu primeiro artigo sobre Tulipa Ruiz), vou direto ao assunto: dentro ou fora de qualquer estação, Tulipa Ruiz encanta. Não só pela voz doce e aguda, meio Gal Costa, navegada por baladinhas dançantes, mas pelo carisma, inquietude, gestos esquizofrênicos, jeito muito louco, e descabelado nos palcos - e fora dele. A intimidade com o público vai além das letras caprichosas, cheias de personalidade e pessoalidade. Filha de Luiz Chagas, guitarrista da histórica banda Isca de Polícia e da escritora Graziella Ruiz e irmã do violonista e guitarrista Gustavo Ruiz, Tulipa cresceu na cidade mineira de São Lourenço e atualmente vive em São Paulo. Com influências de Robert Crumb, Manoel de Barros, Joni Mitchell e Yoko Ono, a cantora apresenta um repertório autoral que lhe resultou no seu primeiro álbum Efêmera, considerado o melhor disco de 2010 pela revista Rolling Stone.

Tulipa é única. Seus shows são interativos, sua interpretação é excelente e a porção atriz que existe dentro dela é magnífico. A voz de Tulipa Ruiz é diferente. Diferente de um jeito especial. Tulipa. Tulipa. Com nome de flor e com um timbre tão delicado quanto, Tulipa Ruiz conquista seus ouvintes pela simplicidade. A simplicidade é reforçada não só pelas letras, mas também pelos arranjos minimalistas adotados em cada música. Aliás, parece até que à primeira vista simplicidade é a única coisa que pode definir o que Tulipa canta. As letras super sinceras e sem grandes firulas falam sobre sentimentos de uma maneira quase infantil. É impossível não se deixar levar quando ela promete que será pontual, pontual, pontual pra não perder o começo de um filme, ou quando ela repete como mantra que a ordem das árvores não altera o passarinho.

Com todos estes atributos, Tulipa Ruiz surge na décima segunda colocação na lista das 20 Melhores Cantoras dos Últimos 10 Anos na MPB com toda a riqueza musical que ela carrega em sua mente que cultua cultura.



12º lugar: Tulipa Ruiz

As 20 Melhores Cantoras dos Últimos 10 Anos

Marcelo Teixeira


Nenhum comentário: