quinta-feira, 26 de julho de 2012

Márcia Tauil e o ótimo CD Sementes no Vento




Um dos mais belos discos da MPB
Márcia Tauil é uma dessas cantoras raras, com sensibilidade, refinamento, encantamento e uma voz cristalina. Não existem comparações entre Márcia e outra cantora qualquer, porque não existe uma cantora que seja igual a ela ou que seja parecido com seu estilo. Conheci seu trabalho meio que por querer: estava indo a procura do novo disco de Fabiana Cozza, em 2003, quando me deparei, por entre outros discos de MPB, com uma capa simples, singela, com sementes ao vento. A cantora em questão eu não conhecia, mas o compositor Eduardo Gudin, sim. Olhei as músicas: algumas conhecidas, outras nem tanto. Pensei: seria uma grande surpresa conhecer as músicas de Gudin que eu jamais tinha ouvido e, de tacada, conheceria a cantora Márcia Tauil. Foi um achado e tanto. Márcia me pegou pelo ouvido e pela excelente voz e seu disco era uma alegria para mim, para a MPB, para a cultura brasileira.

Dona de uma voz com potencial, Márcia Tauil é um nome que merece maior destaque entre as grandes cantoras da nova MPB. Sementes no Vento teve repercussão direta de quem ouviu e ainda hoje é o disco que mais ouço. Por quê? Porque é um disco lindo, maravilhoso, sensível, agradável, único. Márcia abrilhantou as canções de Gudin e Costa Netto com uma perfeição capaz de transformar músicas antigas como Verde e Paulista (cantadas por Leila Pinheiro e Vânia Bastos) em um dos achados mais harmoniosos do disco.



“Amor dedicado e cruel

Estranho papel que vivi

De tanto tentar ser fiel

Te trai”

Trecho da música Nossos Caminhos, da dupla Gudin / Costa Netto



Ouvir Márcia Tauil é uma das maiores maravilhas do mundo. A sensibilidade afetiva que encontramos em Sementes no Vento é tão visceral, tão presente e tão arquitetônica, que nos deixa a sensação de que a MPB está salva por artistas como ela. Criadora de um estilo que serve de inspiração a muitas cantoras novas, Márcia Tauil é o oposto das cantoras de sucesso rápido e sem poesia. Sua musicalidade é tão viva e tão rica, que sou obrigado a dizer, desde o lançamento do Mais Cultura!, em novembro de 2011, que ela é uma cantora que exala musicalidade, transpira energia positiva, canta maravilhosamente bem, emite sons característicos e é uma das grandes cantoras que este País já conheceu.

Sementes no Vento é uma obra-prima. A começar pelas canções escolhidas a dedo e pela bela voz de Márcia, o disco merece todos os destaques que um artista necessita. Músicas de excelente gabarito, sambas em grande estilo e homenagens a Chico Buarque na canção Poeta Maior, o disco é um achado e tanto e merece o respeito de todos os verdadeiros amantes da MPB e que precisa ser descoberto, devorado, engolido, mastigado, venerado e apresentado a amigos, familiares e cantarolado aos quatro ventos. Ser obra-prima não basta. Márcia Tauil é um troféu digno de estandarte e louvor.


O disco abre com a bela canção Antigos Sinais, já cantada pela cantora Beth Nazar e, de quebra, arremata ouvidos salientes de musicalidade, tamanha a perfeição na doçura de sua voz e nas belas frases de efeito que a dupla de compositores fizeram. Seguindo por Mensagem, já cantada por Vânia Bastos (esposa de Gudin), cujo tem versos brilhantes, capaz de nos apegar à música na primeira audição. Indo um pouco mais atrás no tempo, Ensaio do Dia foi composta em 1984 e cantada por Leila Pinheiro e aqui a mensagem é tão rica e deslumbrante que mais parece que a canção fora feito nos dias de hoje. Contando com a participação do cantor José Renato Fressa, a música rende um brilho confortante, regado às belas interpretações dos dois artistas.



“Vem olhar

O mau tempo se dispersou

O meu pranto eu já enxuguei

O meu sonho não desbotou”

Trecho de Sementes no Vento, da dupla Gudin / Costa Netto





Mas o que são as tais sementes no vento? As sementes que Márcia Tauil canta são aquelas deixadas pelo monstro sagrado compositor Eduardo Gudin em parceria com o também sensacional compositor Costa Netto, formando assim, em um disco aonde as sementes foram muito bem plantadas a começar pela bela e rica interpretação da cantora. Uma responsabilidade e tanta da dupla em convidar para beneficiar e agraciar suas canções com uma cantora desconhecida (até então) do grande público. Geralmente este feito é carregado por derrotas e tristezas, tendo em vista que sementes plantadas em terras novas não dão o fruto esperado. Mas Márcia Tauil prova e comprova que sua musicalidade estava acima de tudo e de qualquer suspeita. O disco é, sem sombra de vestígios, um dos mais belos de toda a MPB dos últimos anos.

Se as sementes que Eduardo Gudin e Costa Netto jogaram ao vento e espalharam-se no ar, Márcia Tauil foi autêntica em poder junta-las e canta-las em um disco sensacional, virtuoso de aplausos efusivos para todo o sempre. Esperemos que no baú de Gudin ainda existam mais sementes e que Márcia possa grava-los em um disco futuro ou, quem sabe, pincelar uma ou outra canção da dupla, para a nossa plena felicidade.

Tímido, resguardado por trás de retinas capazes de apreender – e compreender – o mundo dos afetos e suas sublimações, Eduardo Gudin compôs uma obra repleta de sambas, canções e peças instrumentais, prova de seu amplo desdobramento como compositor, letrista, cancionista, arranjador, produtor de discos e musicais e, antes de tudo, um criador efetivamente atrelado a uma estética própria, capaz de conciliar beleza, refinamento e sofisticação em suas melodias.



“O carnaval de cada dia

Alegoria de um amor

Onde passa sempre disfarça a nossa dor”

Trecho da música O Carnaval de Cada Dia, da dupla Gudin / Costa Netto



Com destaques para Conciliar, Mensagem, Samba de Verdade e O Carnaval de Cada Dia, o disco é, para mim, um dos melhores que tenho em casa e na minha coleção. Ouvir Márcia Tauil, ouvir Sementes no Vento, ouvir canções emaranhadas de entusiasmos e eufemismos e parábolas de Eduardo Gudin e Costa Netto em um momento em que a Cultura Brasileira exige cuidados para não tropeçar, é um grande remédio. Remédio para não pouparmos elogios a um grande time de compositores, a um grande disco e a uma grande cantora chamada Márcia Tauil.



Faixas



·       01 Antigos sinais (Eduardo Gudin e J. C. Costa Netto)

·       02 Mensagem (Eduardo Gudin e J. C. Costa Netto)

·       03 Ensaio do dia (Eduardo Gudin e J. C. Costa Netto)

·       04 Poeta maior (Eduardo Gudin e J. C. Costa Netto)

·       05 Samba de verdade (Eduardo Gudin e J. C. Costa Netto)

·       06 Conciliar (Eduardo Gudin e J. C. Costa Netto)

·       07 Nossos caminhos (Eduardo Gudin e J. C. Costa Netto)

·       08 Paulista (Eduardo Gudin e J. C. Costa Netto)

·       09 Verões virão (Eduardo Gudin e J. C. Costa Netto)

·       10 Verde (Eduardo Gudin e J. C. Costa Netto)

·       11 Coração aberto (Eduardo Gudin e J. C. Costa Netto)

·       12 O carnaval de cada dia (Eduardo Gudin e J. C. Costa Netto)

·       13 Sementes no vento (Eduardo Gudin e J. C. Costa Netto)



Sementes No Vento / Marcia Tauil

Nota 10

Marcelo Teixeira

Nenhum comentário: