terça-feira, 10 de julho de 2012

9º lugar: Tiê - As 20 Melhores Cantoras dos Últimos 10 Anos




Tiê brilha por onde passa
Tiê é daquelas cantoras com voz suave, marcante e encantadora. A primeira canção que tocou na minha vitrola foi Passarinho, nos idos de 2010. E, claro, me apaixonei pelo som, daqueles que invadem a alma. Dá até vontade de apertar o pause na rotina, deitar em uma boa rede e ouvi-la até relaxar o corpo e a mente. Há quatro anos a paulistana Tiê se lançou solo no mercado musical. Dona de uma voz suave e que recebeu aulas de canto em Nova Iorque, ela recebeu destaque com o álbum Sweet Jardim, de 2009, que reúne músicas autorais em clima intimista e melancólico.

Durante o mergulho involuntário pra dentro de si, Tiê gerou seu disco de estreia, Sweet Jardim. As letras, confessionais, são acompanhadas por uma batida folk. Antes de perceber a vocação para compor, Tiê, além de cantar sambas antigos na banda de Toquinho, toda comportada, também subia no palco do clube Vegas com o projeto Cabaret, em par­ceria com o produtor Dudu Tsuda – tecladista do Pato Fu e integrante da banda Trash Pour 4.

Depois de lançar o elogiado Sweet Jardim (2009), inteiramente autoral, a cantora Tiê lançou, em março/2011, seu segundo disco A Coruja e o Coração, novamente com produção de Plínio Profeta. A estreia rendeu a Tiê uma indicação à categoria Revelação do Prêmio Multishow 2010 e shows em todo o Brasil e em Nova Iorque, além de uma turnê pela Europa, incluindo apresentações em Londres, Paris, Berlim e Barcelona. Sweet Jardim também figura a lista dos 50 discos que formaram a identidade musical brasileira dos anos 2000, publicada pelo jornal A Folha de S.Paulo. Em 2011, Tiê apresenta seu segundo disco, que traz participações de nomes como Jorge Drexler, Marcelo Jeneci e Hélio Flanders. A artista acaba de voltar de uma turnê nos EUA, onde se apresentou nas cidades de Washington, Nova Iorque e Miami, a convite do Itamaraty. Em outubro, ela se apresentou no Rock in Rio, em show com Jorge Drexler.

Aclamada por Caetano Veloso, Tiê é um dos principais nomes da nova cena paulistana, que até então estava carente de uma boa cantora e, graças a algumas cabeças pensantes, a MPB e a música de um modo geral, está salva. Cabeças essas como as que figuram a lista das melhores cantoras dos últimos 10 anos na MPB, na qual Tiê figura brilhantemente a nona colocação.



Nono lugar: Tiê

As 20 Melhores Cantoras dos Últimos 10 Anos

Marcelo Teixeira
c

Nenhum comentário: