sexta-feira, 20 de julho de 2012

A Melhor Cantora dos Últimos 10 Anos



A Melhor Cantora está nas entrelinhas deste artigo
Escrever sobre a melhor cantora dos últimos 10 anos não foi uma tarefa fácil. A bem da verdade, essa ideia surgiu quando estava em viagem por João Pessoa, quando entrei em uma loja de discos em um shopping e dei de cara com cantoras pouco conhecidas e divulgadas por aqui, como foi o caso de Márcia Castro, Luisa Maita e Barbara Eugenia. Cantoras essas que tem um prestígio enorme e um talento incomum, elas não poderiam deixar de figurar a minha lista pessoal e integrarem a seleta corporação das melhores cantoras dos últimos 10 anos. Como fã absoluto da MPB num contexto geral, corri para formar uma lista que tinha apenas 10 cantoras. No avião, deparei-me com um dilema: seria injusto fazer apenas uma lista com 10 cantoras, levando em conta que em minha casa, tenho um acervo gigantesco de novas cantoras e saio desbravando as mesmas para que eu mesmo possa apresentar às pessoas. Isso aconteceu com Vanessa da Mata que, em 2002 avisei a alguns amigos que ela seria uma das líderes da MPB. Dito e acertado, Vanessa é hoje uma das queridinhas da música popular e, de quebra, salvou parte da MPB.

Tendo em vista que minha tarefa de eleger as melhores cantoras estava só no início, tive, por ventura, de acrescentar mais 10 cantoras na lista. Nomes como Márcia Tauil, Tiê, Tulipa Ruiz, Thaís Gulin, Monique Kessous e Fabiana Cozza já estavam anotados, porém, faltava mais gente importante tanto para o meu enriquecimento musical quanto para divulgação em massa. E foi pensando neste quesito que acrescentei Marina de La Riva, Isabela Taviani, Bruna Caram, entre tantas outras maravilhosas.
Mas para fazer a lista tive que pensar inúmeras vezes do porque estava fazendo aquilo. E quais seriam os critérios? E quais seriam os contras? E quais seriam os reais motivos para apresentar ao público e aos leitores do Mais Cultura!, a melhor cantora dos últimos 10 anos. Para ser a melhor cantora, obtive um estudo rápido e claro sobre a cantora: estilo, musicalidade, capacidade, performance, histórico. Não adiantava simplesmente eu chegar e colocar tal cantora e pronto. Desde o início já sabia quem seria a minha melhor cantora do Brasil e, para que ninguém pudesse desvendar antes, tive que obter o silêncio total. Até mesmo quem me conhece a fundo está dividido sobre quem é a tal cantora misteriosa que estará recebendo o Troféu de Ouro.
Para tanto, para ser a minha melhor cantora tem que ter, além de tudo o que já citei, bons discos. Discos estes que me fazem pensar, me fazem cantarolar e me despertar, fazer comentar com assiduidade, comprar seus discos, seguir seus passos mesmo que a distância. Estar atento à tudo o que ela faz, desde sua vida pessoal até sua vida musical, com certos limites, claro. De quebra, quando estava em João Pessoa já sabia quem figuraria o topo da lista. Quando estava dentro do avião, já tinha metade de seu artigo pronto em minha cabeça. Quando cheguei em São Paulo, comecei a esmiuçar pequenos textos fragmentados aqui e ali sobre ela. E muitos de vocês a conhecem.
Ser a maior cantora ou uma das maiores do Brasil nos dias de hoje é uma responsabilidade tremenda. Mas para a cantora que está prestes a ser revelada aos meus leitores é um dos argumentos pequenos para que ela possa fazer um disco melhor que o outro. Amparada por grandes personalidades, questionada por muitos jornalistas, muito bem relacionada com a imprensa e com seus fãs, tendo uma carreira marcada por visionamentos e pensamentos distantes, ela marcou uma geração, marcou um contexto geral dos acontecimentos e hoje canta, encanta e encantará ainda mais a todos nós.
Com vocês, o primeiríssimo lugar no Mais Cultura!.

Ela é...

Segunda feira vocês saberão!

As 20 Melhores Cantoras dos Últimos 10 Anos
Marcelo Teixeira

Nenhum comentário: