quarta-feira, 4 de julho de 2012

13º lugar: Isabela Taviani - As 20 Melhores Cantoras dos Últimos 10 Anos


Isabela Taviani na 13º colocação
Isabella Taviani é formada em canto lírico e influenciada por cantoras como Dalva de Oliveira, Elis Regina, Maria Bethânia e a soprano Maria Callas. Iniciou sua carreira em 1992, apresentando-se em vários projetos, entre eles a comemoração dos 100 anos do Leme, Som nas Ondas no Arpoador e Verão no Por do Sol. Após uma temporada de shows no Mistura Fina, no Rio de Janeiro, Isabella assinou contrato com a gravadora Greensongs, pela qual lançou, em 2003, seu álbum de estreia, com destaque para suas canções Foto Polaroid, Digitais e O Farol. O disco, produzido por Torcuato Mariano e a música Foto Polaroid lhe rendeu o título de Cantora Revelação da MPB.

Em 2005, assinou contrato com a gravadora Universal Music, para gravar no Canecão, Isabella Taviani Ao Vivo, lançado em CD e DVD. Este, quase uma transposição, para o palco, do primeiro disco, do qual tem oito faixas. Entre elas, os quatro principais sucessos da cantora.

Isabella é a Ana Carolina de ontem (num passado muito distante) e se compara a Zélia Duncan, embora ambas tenham posturas e gestos diferentes. Isabela Taviani fez nome e ganhou fama com as canções classificadas como sendo da Música Popular Brasileira.  No entanto, diferente de muitos artistas da MPB que fazem críticas severas contra o famoso brega, Isabela foge a regra. Elogia Reginaldo Rossi, aliás entoa músicas do cantor no seu show, e afirma, sem qualquer ressalva, que ouve na sua casa cantores como José Augusto.

Cantando a forma do amor na sua mais sublime perfeição, Isabela Taviani é uma das melhores cantoras surgidas nos últimos 10 anos no cenário da MPB. Homossexual assumida (ela namora a também cantora Myllena), Isabela segue seu caminho cantando o que há de melhor em sua musicalidade no feitio mais competente possível e por este motivo ela abrilhanta a décima terceira colocação no Top 20 com seu jeito único, maravilhoso e especial de ser.



Décimo terceiro lugar: Isabela Taviani

As 20 Melhores Cantoras dos Últimos 10 Anos



Marcelo Teixeira

Nenhum comentário: