segunda-feira, 23 de julho de 2012

1º lugar: Roberta Sá - As 20 Melhores Cantoras dos Últimos 10 Anos




Roberta Sá, a Melhor Cantora

Roberta Sá é uma dessas cantoras que te agarram pelo ouvido, pela boca do estômago, pelo conjunto da obra, pela presença de palco, pela rica musicalidade que tem, pelo coração, pelos poros, pela cultura transversal, pela pele. Assim como as outras cantoras já citadas em artigos posicionados aqui no Mais Cultura!, Roberta é, sem sombra de imprecisões e sem argumentos, a maior e melhor cantora dos últimos 10 anos surgidas na Música Popular Brasileira. Seu estilo é único, agraciado e encanta multidões. Sua voz é cristalina, pura, sensacional e, sem resquícios, um calmante para nossa civilização. Ter Roberta Sá como produto brasileiro, como pessoa brasileira e com sua brilhante carreira em tão pouco tempo de existência profissional, é ter a nítida certeza de que ainda podemos respirar, cantar, ouvir, suspirar e festejar com a MPB. A música agradece e agradece àqueles que acompanham sua magnífica carreira.

Com discos maravilhosos e caprichados, Roberta Sá segue a linha tênue de uma das maiores estrelas da nossa música em um futuro não tão distante. Hoje ela é a maior (tanto que figura a primeiríssima colocação no Top 20) e será em poucos anos, considerada referência musical para estrangeiros. Roberta Sá é o prestígio em pessoa. Aclamada por Chico Buarque e Caetano Veloso e tendo como padrinho musical ninguém menos que Ney Matogrosso, Roberta Sá segue uma linha entre a esperança de se fazer boa música e a certeza de que vai fazer uma boa música. Prestem atenção em seus discos. Degustam com prazer sua voz. Fechem os olhos e ouçam e sintam e mastiguem Roberta Sá.



“Escute o que vou lhe dizer

Um minuto de sua atenção”

‘Samba de Um Minuto’, do disco Que Belo e Estranho Dia Pra Se Ter Alegria.


Em 2004 veio o primeiro disco, Braseiro, com produção de Rodrigo Campello e a direção de voz e coro de Felipe Abreu. O repertório é uma declaração de amor à música popular brasileira. Pelo menos a que eu conhecia até aquele momento. É um álbum de memórias musicais afetivas. Ney Matogrosso, MPB-4 e Pedro Luís e A Parede foram os convidados. Que Belo Estranho Dia Pra Se Ter Alegria, o segundo disco, foi lançado em 2007. Lenine, Carlos Malta e Pife Muderno, Hamilton de Holanda Silvério Pontes e Zé da Velha foram os convidados especiais. Dois anos depois, Roberta Sá reuniu o repertório dos dois primeiros álbuns no show Pra Se Ter Alegria, que contou com a direção do cantor e compositor Pedro Luís e da jornalista Bianca Ramoneda. A apresentação resultou em um DVD dirigido pela Samba Filmes e um CD que reúne sucessos como Alô Fevereiro, Interessa?, Janeiros, Mais Alguém, Eu Sambo Mesmo e Agora Sim. Um ano após o lançamento, Roberta ganhou o prêmio de DVD de Ouro.



“Eu tô na crista da onda

Eu tô fazendo sucesso,

Tô no topo do Cristo

Sou o motor do progresso

Faço tudo pra chegar no primeiro lugar

Que eu não sei onde é, mas deve

Ser melhor do que aqui”

‘Altos e Baixos’, do disco Segunda Pele.



O projeto seguinte de Roberta Sá nasceu numa conversa na Lapa. Em 2010, ela se juntou ao Trio Madeira Brasil (de Marcello Gonçalves, Zé Paulo Becker e Ronaldo do Bandolim) e gravou Quando o Canto é Reza, homenagem ao compositor baiano Roque Ferreira. O disco tem coco, maxixe, samba carioca, maracatu, samba-de-roda e 13 canções do compositor – oito delas, inéditas. No final de 2011, Roberta ultrapassou a marca de 200 mil discos vendidos, com dois CDs e um DVD de Ouro. Apresentou, no ano passado, mais de 100 shows em vários estados brasileiros e em Portugal.

Segunda Pele, de 2012, é seu quinto disco, cujo teve um artigo postado aqui no blog, com bastante entusiasmo por mim, aonde denota a inspiração, a leveza, a estrutura musical muito bem amparada e respeitada por Roberta Sá.

Por todos esses adjetivos e por todo o respaldo que a jovem e bela Roberta Sá prestigia a MPB, a Cultura Brasileira e o Brasil, ela merecia, sem vestígios, o primeiro lugar e marcar, definitivamente, seu nome na nossa música popular brasileira.



Troféu de Ouro

Primeiro Lugar: Roberta Sá

As 20 Melhores Cantoras dos Últimos 10 Anos

Marcelo Teixeira


Nenhum comentário: