terça-feira, 4 de dezembro de 2012

O mundo dos cachorros, segundo Zeca Baleiro


Homenagem aos cães
O mundo dos cachorros nunca foi tão bem representado como o disco PetShopMundoCão (2002 / MZA – Abril Music / 29,00), de Zeca Baleiro, considerado pela crítica como sendo o seu melhor disco. Zeca Baleiro sempre foi pra mim um dos artistas mais criativos e originais de nossa época. Com sua mistura de samba, rock, rap e música eletrônica, sem a necessidade de ter um estilo próprio, ele consegue mesmo assim criar uma identidade única. Aqui temos mais um trabalho onde imperam as influências de música eletrônica e samba, flertando ainda com o rock e o rap, utilizando dos mais diversos instrumentos, como metais (flauta, sax, trumpete), violinos, corais, cantos gregorianos, beat box, tudo isto aliado às excelentes letras fazem deste o melhor trabalho que o compositor já fez. Com letras como Minha tribo sou eu, onde ele tenta fugir dos rótulos em um samba com levada tecno; Eu despedi o meu patrão, que acho que pode ser considerado o maior hino dos malandros desde Sossego do Tim Maia; Telegrama e Um filho e Um Cachorro, duas baladas ótimas bem no estilo do álbum anterior, Líricas; fica difícil destacar alguma música ou letra, já que todas tem seu charme se ouvidas com atenção. De início estas que eu citei são as que chamam mais a atenção, mas depois você vai percebendo as outras e fica difícil não querer ouvir o CD do início ao fim. As participações ilustres estão menores desta vez, ficam restritas aos instrumentistas. No quesito vocal, a única mais ou menos assim é a de Elba Ramalho na música Drumembêis. Já em As meninas dos Jardins e Mundo Cão temos a presença marcante do Rap que só Zeca Baleiro sabe misturar às suas canções e mais uma vez o compositor acerta em cheio.

Pra terminar o cantor mostra suas raízes africanas com duas canções que lembram os terreiros de umbanda: Filho da Véia e A Serpente (Outra Lenda), dois sambas de terreiro bem legais. Vale ressaltar o trabalho gráfico do CD, que vem com uma embalagem de luxo, e ainda traz um livro onde o cantor escreve sobre o processo de confecção deste trabalho, as participações especiais e traz muitas fotos legais.

 

PetShopMundoCão / Zeca Baleiro

Nota 10

Marcelo Teixeira

2 comentários:

Universo Tranquilo disse...

Olá,
Boa postagem!
Bacana o blog.
Abraço,
Zuza Zapata
www.zuzazapata.com.br

Mais Cultura Brasileira! disse...

Oi, Zuza. Muito obrigado por curtir o blog. Curti seu blog também. Siga o meu blog, eu agradecerei muito. Alias, vi que você é músico, quem sabe não rola algo seu aqui??

Um abraço.

Marcelo Teixeira.