quinta-feira, 12 de julho de 2012

7º lugar: Thaís Gulin - As 20 Melhores Cantoras dos Últimos 10 Anos


Thaís Gulin: grande revelação
Se vocês acreditam, como Vinicius de Moraes, que São Paulo é o túmulo do samba, imagina então o que ele diria de Curitiba. Mausoléu do samba? Catacumba do samba? O cabelo cor de abobora e a voz melodiosa conquistaram a simpatia da crítica musical. A cantora Thais Gulin é revelação desde o lançamento do seu primeiro CD, em 2007. A relação da cantora com a música vem desde muito cedo. Desde bem pequenininha a cantora já fazia suas performances por aí. Organizava teatros com os vizinhos e cantava jingles na frente da televisão. E foi assim que ela cresceu: no meio da arte embalada ao som de Balão Mágico e João Gilberto.

A curitibana Thais Gulin canta e encanta. Embala histórias de felicidade e amor. No ano passado Thais lançou seu segundo CD, tendo os cenários cariocas como inspiração. Com parcerias de peso como Tom Zé, Ana Karolina e Adriana Calcanhotto, Thais segue no sucesso: no Brasil e mundo afora.

O Mais Cultura! de hoje aumenta o som da cantora e compositora simplesmente porque ela canta bem, compõe bem e, acima de tudo, aprimora o limbo da MPB como uma das grandes surpresas. Aos trinta anos de idade e cinco de carreira, contados desde o lançamento do primeiro trabalho, Thais é apontada por alguns críticos como a grande revelação da Música Popular Brasileira (MPB) de 2012, pelo lançamento do seu segundo trabalho: ôÔÔôôÔôÔ, já abordado em artigo no blog.

A cantora já fez parte da trilha sonora do horário nobre da tevê, com a música Paixão Passione na novela Passione, e tem selo de uma das maiores gravadoras do país, Som Livre. Apesar disso, ela ainda é pouco conhecida pelo grande público. Thaís faz parte de uma nova safra de cantoras MPB, com trabalho mais experimental, que mistura influências estrangeiras às raízes brasileiras. Ela canta composições de autores de gerações variadas, como Chico Buarque, Tom Zé, Adriana Calcanhotto, Moreno Veloso, Arnaldo Antunes, Otto, Roberto Carlos, Nelson Sargento, Zeca Baleiro, Rodrigo Bittencourt, além de músicas de sua autoria.

No ultimo CD de Chico Buarque (que, por ventura, é o namorado da cantora), Thaís faz participação em Se eu soubesse e inspira Essa Pequena, em que o compositor carioca canta que Meu tempo é curto, o tempo dela sobra. Meu cabelo é cinza, o dela é cor de abóbora. Temo que não dure muito a nossa novela, mas sou tão feliz com ela…

Com todo este prestígio e vigor, Thaís Gulin chega triunfal ao sétimo lugar na lista das 20 Melhores Cantoras dos Últimos 10 Anos. Merecidamente.



Sétimo lugar: Thaís Gulin

As 20 Melhores Cantoras dos Últimos 10 Anos

Marcelo Teixeira

Nenhum comentário: