sexta-feira, 6 de julho de 2012

11º lugar: Bebel Gilberto - As 20 Melhores Cantoras dos Últimos 10 Anos




Bebel Gilberto figura a 11º colocação
Bebel Gilberto está madura musical e pessoalmente. Estrela internacional da MPB com roupagens contemporâneas em tons brasileiríssimos e vocal bilíngue em inglês, ela valoriza o superlativo talento, parcerias certas e detalhes que tornam seus álbuns um bálsamo de sucesso a ecoar pelos quatro cantos. Intérprete mais ouvida e elogiada fora do Brasil, ela já conquista campos nacionais mais amplos desde o CD Tanto tempo (2000), mas o ambiente musical familiar lhe ensinou desde os sete anos a colocar a voz no ponto, com o pai João Gilberto, de quem ela diz que ainda aprenderá muito.

O neo-bossa-novista Tanto tempo junto a excelência diversificada de Bebel Gilberto (2004) e os álbuns de remixes desses CDs com tarimbados DJs e produtores multinacionais, já ultrapassaram o milhão de cópias vendidas. Momento trilha o mesmo sucesso dos trabalhos anteriores e algumas das 11 faixas, a maioria composta por Bebel, ecoa e vira singles, envolvendo ouvidos mundo afora. O instante de leveza da cantora se reflete nas refinadas e harmoniosas misturas, que vazam nas letras de Momento, lançado nos EUA e pela Europa.

Bebel já mereceu o prêmio musical mais importante da Inglaterra, foi três vezes indicada ao Grammy, teve três músicas na trilha sonora do filme Closer - Perto Demais. Em seus discos, ela encanta ao mesclar exaltações sentimentais em balanços mais ou menos agitados, e foi gravado no Rio, Estados Unidos e Inglaterra, onde Bebel também tem pouso freqüente.

O fato é que Bebel Gilberto bebeu nas melhores fontes da MPB dentro de casa, não só com seus pais, mas também com o tio Chico Buarque, que ela considera como um segundo pai. Sua estreia aconteceu na peça Os Saltimbancos no coro infantil. Quando tinha nove anos João Gilberto resolveu que deveria apresentar sua filha ao público e lá foi ela cantar com ele em pelo Carnegie Hall, em Nova York. Aos 11 anos compôs sua primeira música: uma canção para seu cachorro que havia ganhado de Tom Jobim.

Nos anos 80, entrou para o grupo de teatro Asdrúbal Trouxe o Trambone que se apresentava no lendário espaço Circo Voador, no Rio de Janeiro. Lá conheceu um dos seus grandes amigos, o poeta e cantor Cazuza que mudou completamente sua vida. Quem quiser entender mais um pouco dessa amizade basta assistir ao filme Cazuza - O Tempo Não Pára no qual Bebel foi interpretada pela atriz Leandra Leal. O filme mostra o momento em que foi composta um dos maiores sucessos de Cazuza, a música Preciso Dizer que te Amo.

Seu primeiro disco solo foi lançado em 1986 só com composições de Cazuza, porém o álbum não emplacou e Bebel não suporta este álbum devido o resultado ter ficado muito ruim e sua voz fanhosa demais (para a minha alegria, consegui comprar este disco antes que a própria Bebel ordenasse que fosse retirado de catalogo). Triste com a morte do amigo em 1991, Bebel decidiu ir embora para os Estados Unidos começar um vida nova. Lá trabalhou como babysitter e cantou em clubes noturnos.

O sucesso e o reconhecimento vieram com o disco Tanto Tempo, lançado em 2000, produzido pelo iugoslavo Suba, um especialista em música eletrônica. O disco que mistura bossa nova com batidas eletrônicas logo de cara caiu no gosto dos americanos e depois invadiu as pistas de dança do mundo todo a ponto de ser feita um nova edição remix do mesmo álbum.

Tanto Tempo, que tem músicas como Bananeira, Samba e Amor, So Nice e Close Your Eyes, vendeu 1 milhão de cópias em todo o mundo e tornou-se o mais bem-sucedido trabalho de um artista brasileiro nos Estados Unidos.

Por todos esses adjetivos e contemplações, Bebel Gilberto alcança o décimo primeiro lugar na lista das 20 Melhores Cantoras dos Últimos 10 Anos na MPB.



Décimo Primeiro Lugar: Bebel Gilberto

As 20 Melhores Cantoras dos Últimos 10 Anos

Marcelo Teixeira

Nenhum comentário: