segunda-feira, 16 de julho de 2012

5º lugar: Márcia Tauil - As 20 Melhores Cantoras dos Últimos 10 Anos


Márcia Tauil conseguiu o 5º lugar
Márcia Tauil* vem se firmando no cenário musical brasileiro. Iniciou sua carreira como Cantora de Bailes, ainda na adolescência, e hoje é uma das maiores vencedoras como intérprete dos mais importantes festivais de MPB do Brasil. Marcia tem dois Cds lançados pela Dabliú: "Águas da Cidade" e "Sementes no Vento", este último com a obra de Eduardo Gudin e J.C.Costa Netto. Nascida em uma família de músicos, Márcia Tauil iniciou sua carreira no meio artístico como locutora de rádio e apresentadora de TV. Mas qualquer pessoa que a ouvisse poderia prever que ali, disfarçada sob o manto de uma outra profissão, havia uma futura grande cantora que simplesmente esperava a oportunidade de mostrar seu talento. E, como a Arte sempre acaba por revelar seu poder, Márcia é hoje uma estrela em ascensão, amplamente reconhecida pelos músicos e apreciadores da MPB que com ela convivem. 

Natural de Guaxupé – MG, sem saber que chegava ao mundo no Dia Nacional do Samba, 02 de dezembro, Márcia começou a cantar na adolescência e iniciou carreira solo em 1998, conquistando, desde o princípio, muitos admiradores que prontamente reconheceram seu talento. 

Cantora de timbre aveludado e ao mesmo tempo firme e preciso, Márcia Tauil conquista o ouvinte pela suavidade e doçura de suas interpretações e pela forma carismática com que se comunica com o público. Sua extensão vocal permite-lhe passar do mais grave ao agudo, de forma natural, sem ferir os ouvidos, dando a impressão de que tudo é muito simples de se realizar.

Sua participação em Festivais no Estado de São Paulo e de Minas Gerais rendeu-lhe diversos prêmios, resultando na maioria das vezes, na primeira colocação, seja como compositora, seja como intérprete.

Em 1999 gravou seu primeiro CD, Águas da Cidade, pela Gravadora independente Dabliú. Um disco que agrada por ser alegre, solto e ao mesmo tempo romântico e atual, com repertório bastante diversificado, de compositores como Chico Buarque, Djavan, Roberto Menescal, dentre outros.

Em junho de 2003, é escolhida por Eduardo Gudin para divulgar suas composições em parceria com José Carlos Costa Netto. Nasce então seu segundo CD, Sementes no Vento, em que interpreta canções como Verde, Paulista, O carnaval de cada dia, dentre outras, o qual lhe rendeu muitos elogios pela crítica especializada.  O CD Sementes no Vento foi lançado também no Japão pela gravadora Ward Records, em 2003, tendo sido muito bem recebido pelo público japonês.

Em outubro desse mesmo ano, recebeu o diploma de reconhecimento do Ministério da Cultura, Funarte e Un-Habitat (Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos), por sua participação no CD Rios do Rio, interpretando a canção Fábula do riacho de Simone Guimarães e Cristina Saraiva, trabalho que foi visto com muita satisfação pelo então Ministro da Cultura, Gilberto Gil.

Posteriormente fez algumas turnês pelo Estado de São Paulo e Minas Gerais com Roberto Menescal, divulgando e interpretando, ao lado desse grande mestre, algumas canções gravadas em seu CD, além do repertório de bossa nova.

Reconhecida no meio musical por sua bela voz e como promissor expoente da música popular brasileira, aceitou convites de vários artistas, gravadoras e instituições para gravar participações especiais em CD’s, bem como em programas de rádio e televisão.

Entre 2008 e 2010 realizou diversos shows ao lado da cantora paulista Vânia Bastos no Estado de São Paulo e de Minas Gerais.

Em 2010, o reencontro de Márcia e Roberto Menescal aconteceu em Brasília, a convite de Márcia, por ocasião da gravação do programa Talentos da TV Câmara, que fez um apanhado sobre a carreira de Márcia. No mesmo ano, estiveram juntos em mais dois shows comemorativos aos cinquenta anos de carreira de Menescal, realizados em parceria com o Clube da Bossa Nova.

Elogiada por Marco Camargo, um dos críticos mais ferrenhos do programa Ídolos e produtor musical dos mais importantes do Brasil, Márcia Tauil segue seu caminho tranquila, com a paisagem de quem sabe por onde pisa e seu reconhecimento musical é a prova de que a música engrandece qualquer cantor. Por todos estes requisitos, Márcia Tauil merece, sem sombras de dúvida, o quinto lugar na lista das melhores cantoras do Brasil dos últimos 10 anos na MPB.

*A biografia da cantora Márcia Tauil está em seu site (www.marciatauil.com.br), de onde este artigo foi retirado, exceto pela última frase.



Quinto lugar: Márcia Tauil

As 20 Melhores Cantoras dos Últimos 10 Anos

Marcelo Teixeira

Nenhum comentário: