quinta-feira, 19 de julho de 2012

2º lugar: Vanessa da Mata - As 20 Melhores Cantoras dos Últimos 10 Anos



Vanessa da Mata reina absoluta na 2º colocação
Vanessa da Mata conquistou o país como uma das vozes mais arrebatadoras e composições riquíssimas. Mas ela apareceu primeiro como compositora e uma das melhores do fim do século passado. Mato-grossense da pequena cidade de Alto Garças, ela saiu do interior dizendo ao pai que iria estudar medicina, mas abraçou de forma definitiva a carreira artística para se transformar em mais um grande sucesso feminino da MPB. Vanessa da Mata ainda é e sempre será nome no cenário musical e em dez anos ela consegue emplacar sucessos dignos de uma boa musicalidade. Fã absoluta de Clara Nunes (daí o motivo dela ser cantora e se vestir e ter os cabelos e miçangas iguais aos da Guerreira), Vanessa desponta como símbolo da boa música, do bom gosto e da cultura inerente que temos no Brasil. Sinônimo de beleza, Vanessa da Mata é rica em palavras, forte e resoluta em seus shows e consegue angariar fãs por onde passa com sua simpatia e bom humor. Sabe aquela cantora que você acha que tem um trabalho legal, mas nunca parou para ouvir direito? Assim que ouvi Vanessa cantar, em 2002, me apaixonei e logo saí correndo contar a novidade aos meus amigos. Será uma grande cantora, uma verdadeira revelação, eu dizia aos quatro ventos.

Em 1997, conheceu Chico César: com ele, compôs A força que nunca seca. A música foi gravada por Maria Bethânia, que a colocou como título de seu disco, em 1999. A gravação concorreu ao Grammy Latino e também foi gravada no CD de Chico, Mama Mundi. O Brasil descobria uma grande compositora. Bethânia voltou a gravar Vanessa: O Canto de Dona Sinhá esteve no CD Maricotinha – com participação de Caetano Veloso - e em sua versão ao vivo. Já Viagem foi gravada por Daniela Mercury em Sol da Liberdade. Com Ana Carolina compôs Me Sento na Rua, do CD Ana Rita Joana Iracema e Carolina (2001). A voz e a presença de Vanessa começavam também a chamar atenção. Fez participações em shows de Milton Nascimento, Bethânia e nas últimas apresentações de Baden Pawell: estava pronta para estrear em carreira solo.

Em 2002, lançou seu primeiro CD, Vanessa da Mata (Sony) – que teve produção conjunta de Liminha, Jaques Morelenbaum, Luiz Brasil, Dadi e Kassin. Entre os sucessos deste disco estão Nossa Canção, Não me Deixe só - que estourou nas pistas com remix de Ramilson Maia - e Onde Ir, regravada por Mônica Salmaso. O segundo disco, Essa boneca tem manual (Sony), foi lançado em 2004 e teve produção de Liminha, como quem também dividiu as composições. Além de suas próprias canções – como Ai ai ai..., Ainda bem' e Não Chore, Homem, regravou Eu sou Neguinha (Caetano Veloso) e História de uma gata (Chico Buarque, de Saltimbancos). Como Ai ai ai..., música nacional mais executada nas rádios em 2006, o álbum chegou a Disco de Platina.

Vanessa: ótimos discos e excelente voz
Sim, o terceiro disco, lançado em 2007, foi produzido por Mario Caldato e Kassin. O álbum foi gravado entre a Jamaica e o Brasil. Das 13 faixas, cinco tem a participação de Sly & Robbie, dois ícones da música jamaicana. Sim é definido, pelo seu título, como uma resposta positiva à vida, uma resposta de luta. E conta com participações de Ben Harper, João Donato, Wilson das Neves, Don Chacal e um time da nova geração da música brasileira, como o baterista Pupillo (Nação Zumbi) e os guitarristas Fernando Catatau (Cidadão Instigado), Pedro Sá e Davi Moraes, entre outros.

Em 2009 Vanessa lançou seu primeiro DVD e CD ao vivo, o Multishow Ao Vivo - Vanessa da Mata. Gravado em Paraty e dirigido por Joana Mazzucchelli, o projeto registrou músicas de seus três trabalhos: Sim, Essa Boneca tem manual e Vanessa da Mata.

Em 2010, Vanessa lança Bicicletas, Bolos e Outras Alegrias, seu quinto disco. Produzido por Kassin e mixado por Mario Caldato, o CD tem 12 faixas inéditas, uma parceria com Lokua Kanza () e outra com Gilberto Gil (Quando Amanhecer). O disco é uma obra prima.

Por toda essa vivacidade, a cantora conquista cada vez mais espaço e chega resoluta, definitiva e oriunda no segundo lugar do Top 20 das Melhores Cantoras dos Últimos 10 Anos na MPB. Sem dúvida, ouvir Vanessa da Mata é mergulhar num mar de divertimento musical sem igual.



Troféu de Prata

Segundo Lugar: Vanessa da Mata

As 20 Melhores Cantoras dos Últimos 10 Anos

Marcelo Teixeira

Nenhum comentário: