segunda-feira, 9 de julho de 2012

10º lugar: Karina Buhr - As 20 Melhores Cantoras dos Últimos 10 Anos


Karina Buhr brilha no 10º lugar
Ela impressiona pela simplicidade complexa das letras e sonoridade, ou seja, utilizando palavras simples constrói frases irreverentes de alto nível. De sonoridade delicadamente pesada, desde querer ficar a tarde estourando plástico bolha suavemente até a sonorização de ordens de guerra. Pense numa beleza de moça. Agora pense numa voz de belo acento, manha e safadeza no ponto. Com vocês, Karina Buhr, cantora e compositora da ponte Recife-Olinda-São Paulo. Está com um CD-demo na área e fez um dos melhores shows do Carnaval pernambucano, em uma festa cheia de vozes femininas ditas consagradas. Como diziam aqueles reclames de hotéis das antigas, é luxo, conforto e requinte em ambiente cinco estrelas, porque, definitivamente, Karina Buhr é uma das melhores cantoras surgidas nos últimos 10 anos na música popular brasileira.

 A cantora pernambucana Karina Buhr, que foi muito aplaudida e elogiada por ninguém menos que Daniela Mercury, iniciou sua carreira musical em 1994 e tem reconhecimento de público e crítica pelo trabalho à frente da banda Comadre Fulozinha, desde 1997, com disco recém-lançado em 2009.   Toda bagagem musical adquirida em muitos anos, convivendo com os mais variados tipos de música e expressões artísticas, transparece agora em carreira solo com shows que impressionam pela sonoridade experimental e vigorosa, letras com formato muito particular e poesia marcante.

Entre os grupos que integrou estão os maracatus Piaba de Ouro e Estrela Brilhante, as bandas Eddie, Bonsucesso Samba Clube, DJ Dolores, além de participações em CDs da Mundo Livre s/a, Cidadão Instigado, Erasto Vasconcelos, Antônio Nóbrega, nas coletâneas Reginaldo Rossi, Baião de Viramundo, Music from Pernambuco, Revista Bexiga Oficina do Samba, na coletânea infantil Brincadeiras, entre outros.            

Karina Buhr é daquelas artistas completas. Ela canta, compõe, atua e faz tudo o que mais couber para que a música tome conta da plateia. Ex-integrante de bandas como Eddie e parte do grupo Comadre Fulozinha, ela agora sobe ao palco sozinha, mas anda cada vez melhor acompanhada por um público que cresce de show em show.    

Devido a todos esses aparates, Karina Buhr está, merecidamente, na décima colocação entre as vinte melhores cantoras dos últimos dez anos, destacadamente uma das melhores interpretes e com uma conduta totalmente autoral, desprovida de simbolismos e com identidade própria.



Décimo lugar: Karina Buhr

As 20 Melhores Cantoras dos Últimos 10 Anos

Marcelo Teixeira

Nenhum comentário: