quinta-feira, 4 de julho de 2013

O pior dos piores: Tribalistas


O trio: melhor sozinhos
Há alguns meses, a revista Playboy, deu provas concretas da decadência que atinge todo o grupo Abril ao tentar, com críticos da própria editora, oriundos de publicações medíocres como a Veja ou Contigo, elaborar uma lista do que seriam os 10 piores discos nacionais, e citou, juntamente com artistas renomados, os Tribalistas. Certamente a intenção devia ser polemizar, mas certamente nem isso conseguiu diante da baixa qualidade dos textos e da falta de conhecimento dos seus críticos. Não estou eu aqui dizendo que sou o melhor crítico musical ou cultural do país, mas acho que eu poderia escrever melhor uma resenha, assim como alguns outros críticos que conheço e admiro. Os textos são péssimos, os publicados pela revista. E agora que o seu dono majoritário faleceu (para alegria geral da Nação), a revista tende a piorar ou até mesmo a fechar.

Dentro de um cenário de axé music, sertanejo universitário e outros estilos que tocam por ai que não apareceram, citar como pior nomes como Milton Nascimento, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Rita Lee e o próprio Tribalistas soa como algo completamente ridículo. Mas deixando as polêmicas de lado, ou até mesmo para reforçá-las, acho que esse disco merece sim aparecer em listas como esta, mas certamente entre os piores do mundo. Está certo que a superexposição de algumas canções na época do lançamento (incluídas em trilhas sonoras de novelas), acabou desgastando-as, mas nada que desmerecesse esse trabalho que, do meu modo de ver é, antes de tudo, resultado de uma sintonia natural entre três grandes artistas em um momento único da carreira de cada um, mas num momento único erroneo.

Produzido pela própria Marisa Monte e contando ainda com participação Dadi Carvalho, Cézar Mendes e Margareth Menezes entre outros, o disco inicia com um sonoro Bom dia Comunidade na voz de Arnaldo Antunes em Carnavália, uma verdadeira canção abre-alas, na qual se sobressai o perfeito casamento vocal entre Marisa Monte e Arnaldo Antunes, levados por uma percussão de Carlinhos Brown que parece feita sob medida para o disco: Vamos pra avenida ...Desfilar a vida...Carnavalizar.

As duas canções seguintes (Um a Um e Velha Infância) são baladas que estouraram nas rádios na época do lançamento e de tanto tocarem, acabaram cansando um pouco. São músicas chatas, horrendas, cansativas e destruítivas. Passe em casa é uma das melhores em minha opinião: música leve, solta, com uma percussão bem original criada por Carlinhos Brown. É daquelas músicas que dá gosto em ouvir. E só!

Em O amor é Feio, destaca-se o barítono Arnaldo Antunes em primeiro plano, com arranjo que dá a cara de música infantil, daquelas de péssima qualidade que foram produzidas recentemente. Chata demais.

Depois das canções É Você e Carnalismo, que possuem a cara (além da voz) da Marisa Monte e poderiam facilmente ter saído de um de seus últimos discos, principalmente o horrível Memórias, Crônicas e Declarações de Amor (músicas que ultimamente não deixam muita saudade), Mary Cristo é praticamente uma doce ilusão de natal, ideal para ser ouvida nessa época do ano (dezembro). E caso você se lembre do disco também.

...quem está falando é a fada madrinha. Iniciando com a fala de uma criança, neta de Chico Buarque, Anjo da Guarda é outra que parece música para criança, acompanhada por uma riqueza de sons e percussão bem criativa, mas acaba sendo cantada por crianças que não sabem o que quer. Salvo a única exceção: a neta de Chico Buarque. La de longe vai no mesmo ritmo, transmitindo aquela chatice tão predominante na maior parte desse disco, assim como Pecado é lhe deixar de molho, a canção seguinte.

Eu sou de ninguém...eu sou de todo mundo... e todo mundo é meu também... Já sei namorar é outra que teve como maior pecado a superexposição na época, com o consequente desgaste natural. Mas nada que uma depressãozinha não resolva. Depois de alguns anos, agora consigo voltar a escutar e, melhor ainda, tentar achar os erros como que com certeza a canção têm. Sem pretensão.

Pé em Deus...e Fé na Taba. O disco encerra com Tribalistas, praticamente uma canção manifesto que consegue transmitir em baixo astral a ideia (e a imaturidade) de como o disco foi concebido. Um resultado de um encontro de três músicos que estavam em perfeita sintonia no pior momento: dois homens e uma mulher...Arnaldo, Carlinhos e Zé (apelido da Marisa, decorrente de Marisete).

Como os próprios autores definem, esse disco foi resultado natural de um encontro sem pretensões na Bahia (para depois ser gravado no Rio). As músicas foram nascendo com naturalidade, sem pressões, decorrente de uma sintonia que já se fazia presente nos discos solos de cada um deles. Trata-se de um momento em que a carreira de cada um deles convergiu e o disco foi o filho de parto normal. Depois cada um continuou o seu caminho. Talvez até mesmo o sucesso do disco na época tenha surpreendido-os também (mais de 1,5 milhão de cópias vendidas em época já com internet).

Como a própria canção que encerra o disco previu, o tribalismo é um antimovimento... que vai se desintegrar no próximo momento. Percebe-se que, de cara, o disco era mesmo para ser um filho único desse encontro de parceiros musicais. Quanto às críticas, também souberam responder com alto estilo no próprio disco, afinal os tribalistas já não querem ter razão...não querem ter certeza, não querem ter juízo nem religião. E esse erro foi cometido por tr|ês cabeças pensantes.

 

Tribalistas – o pior disco do mundo

Nota 3

Marcelo Teixeira

Um comentário:

ADEMAR AMANCIO disse...

Texto precisando de revisão.