terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Claudia Leite: fria como suas músicas.


Mau gosto, de péssima qualidade, horrível, funesto e de quinta categoria. Esses são os adjetivos que mais se comparam a nova música de Claudia Leite, intitulada Preto e adjetivos estes que servem também para sua carreira. Letra chula, vocábulo tenebroso, voz irritativa, berros, sussurros, quinquilharias e aberrações. Claudia Leite, a cantora que se diz vitoriosa por compor uma música em homenagem às mulheres, não pensou que fosse cair na caretice e no preconceito. Afinal de contas, a música nada mais é do que a própria palavra diz: preconceito. Em entrevistas, a cantora se justifica dizendo que a letra é uma lavagem de alma sobre as mulheres que são traídas, esquecidas ou abandonadas. Mas esqueceu de que a letra trata do homem negro como forma de objeto e pejorativamente inócuo de suas atitudes. Por que não colocar o título da canção como mulher ou vitória a mulher ou qualquer título que o valha ao invés de preto? Isso denota a pensarmos que o homem negro é o único que maltrata mulheres, que fala mal e humilha qualquer ser humano? O homem branco também não o faz? Claudia Leite foi infeliz ao compor uma música com baixa qualidade, com letra débil e pueril e, acima de tudo, sem criatividade.


A cantora carioca Claudia Leite


Recentemente ouvi dizer que a cantora está com um projeto para o Carnaval de 2012. Projeto este voltado à comunidade negra, sobre a África e o povo negro. Ouvi dizer também que ela se auto intitula negra, pois tem o corpo todo na senzala. A quem Claudia Leite quer enganar? O Brasil é um país formado e composto por negros e não é uma musiquinha chinfrim e de teor duvidoso e do pior estilo que o país já produziu que vai sensibilizar ouvidos solenes dos amantes da boa MPB. Claudia Leite é inverossímil, fútil, inacabada. E esta canção prova o quanto sua boa promissora carreira de compositora está fadada a ser um fracasso, com musiquinhas levianas, perrengues, um verdadeiro lixo.
Cópia descarada e invertida de Ivete Sangalo, Claudia Leite é o retrato desumano do lixo cultural que o Brasil produz. Não tem presença de espírito, não tem luz própria, não tem carisma, não tem perfeccionismo, não tem imagem, não tem simpatia. Não tem o principal: musicalidade. Impossível Claudia Leite entrar definitivamente para a lista das melhores cantoras do País.
E a notícia mais absurda foi dada pela própria cantora: a participação de Sergio Mendes em seu show ou turnê (não se sabe aonde ainda). Adoraria que o palco abrisse um vão e engolisse a tal da Claudia. Sergio Mendes foi um dos precursores da Bossa Nova e ter a divisão vocal com uma cantora do estilo da Claudia é horripilante.

Sergio Mendes, um dos criadores da Bossa Nova

Sérgio Mendes começou com o Sexteto Bossa Rio, gravando o disco Dance Moderno em 1961. Viajando pela Europa e pelos Estados Unidos, gravou vários álbuns com Cannonball Adderley e Herbie Mann, chegando a tocar no Carnegie Hall. Mudou para os EUA em 1964 e produziu dois álbuns sob o nome de Brasil '64, com a Capitol Records e a Atlantic Records.
Foi nos EUA que começou o grupo Sérgio Mendes & Brasil 66, alcançando sucesso ao lançar a canção Mas que nada, de Jorge Ben Jor, em versão bossa nova.
Passou longo tempo no ostracismo, lançando discos que tiveram pouco sucesso comercial. Seu reencontro com o grande público se deu em 1984, com o lançamento do disco de sucesso Never gonna let you go, chegando a quarto lugar nas paradas. Pouco depois lançou o álbum Confetti, contendo entre outras músicas Olympia, feita para as Olimpíadas de 1984 em Los Angeles.
Nos anos 90, criou a banda Brasil 99, com a qual gravou o disco Brasileiro, que, além de levá-lo de volta às paradas de sucesso, lhe rendeu o Grammy de 1993 na categoria World Music. Tem mais de trinta discos lançados, e o mais recente deles conta com participações especiais de, entre outros, Stevie Wonder e Black Eyed Peas.
Pouca gente sabe, mas durante a época de pobreza de Harrison Ford, o ator que participou de filmes de mais de 100 milhões de dólares de bilheteria foi carpinteiro de Sérgio Mendes.
Claro que isso foi um jogo de marketing, tendo em vista do enorme sucesso que Sergio faz nos Estados Unidos há alguns anos. Ivete Sangalo provou o gosto do sabor do sucesso ao fazer um mega espetáculo na terra do tio Sam e agora Claudia Leite se sentiu pressionada a fazer o mesmo, imitando a cantora baiana que tem simpatia e carisma e energia. Claudia Leite se resume em apenas uma palavra: fria.

Marcelo Teixeira.

Nenhum comentário: