quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

O vovô do Rock: Lulu Santos



Lulu Santos, velho como suas músicas

Às vezes me pergunto: por que alguns cantores que fizeram muito sucesso na década de 1980, a era do rock nacional, estão esquecidos hoje em dia ou não fazem mais aquele alvoroço quando lançam um disco? Seria a falta de criatividade ou de entretenimento? Seria a arrogância ou o cansaço de vê-los sempre com o mesmo estilo, sem originalidade e sem ânimo para atrair? Seja como for, o fato é que alguns cantores do passado ainda cismam em obter alguma lucratividade com o presente, pensando num futuro equidistante e sem perspectivas.
Nesta seara encontra-se o cantor e compositor Lulu Santos, que vive a deriva de um ataque de nervos a cada disco lançado. Seus discos, aliás, vale muito frisar, não vendem mais como antigamente e suas músicas não entram no imaginário de pessoas que o seguiam e até mesmo aqueles que nunca aderiram a sua carreira. Lulu, hoje, é um sessentão do rock abandonado pela mídia, pelo público e por todos.
Pertencente a vertente do rock brasileiro, Lulu Santos recentemente tem aderido ao pop como forma de se firmar na música e tentou arriscar algumas canções na MPB, estilo este que não condiz com um nome e sobrenome que carrega. Lulu Santos está velho, deteriorado, fora de forma musical e, acima de tudo, intolerável.
Lançou discos com sinais de juventude, não angariou fãs para a posteridade e os novatos em questão de público preferem suas músicas antigas, batidas e surradas, porém boas. Lulu, em entrevistas, está sempre de terno e gravata e parece que vai dar uma lição de evangelismo para aqueles que o esqueceram. É difícil para um cantor de enorme sucesso, com catálogos e mais catálogos, estar numa onda de ostracismo.

Por que Lulu não se aposenta?

Bairrista de mão cheia e sem vergonha de falar sobre isso, Lulu perdeu grande parte de seu fiel público ao deixar claro sua predileção pelo Rio de Janeiro e não por São Paulo (estado que mais cultivava suas músicas, carreira e ideias). O povo pode até esquecer suas músicas, mas suas frases e seus gestos são marcantes.
Lulu canta bem e é um dos pais do rock nacional, estilo que dominou os anos 80. Boa parte dessa transformação se deu por conta dele, com suas músicas de protesto, românticas e com profunda insatisfação às vezes com o Brasil. Lulu tem suas vantagens: carimbador de grandes sucessos, fez todos dançarem ao som de suas músicas, sendo regravado diversas vezes por medalhões da música popular brasileira. Recentemente, Marina de La Riva e Milton Nascimento regravaram sua canção Adivinha o Que?. Pedro Mariano, Ana Carolina, Zélia Duncan e outros tantos já o fizeram também.
Seu último disco, Singular, lançado em 2009, foi um verdadeiro fiasco de público e critica. E todos os adjetivos para dizer o quanto Lulu é insuportável e intolerável é pouco perto da quantidade de asneiras que ele fala vez por outra. Lulu já deu, passou da hora de encerrar sua carreira e deixar o espaço para outro cantor mais interessante. Mas infelizmente não podemos deixar de usufruir e dizer que suas músicas inspiraram casais apaixonados e depressivos a saírem do fundo do poço. Mesmo assim, Lulu cansou! Lulu se aposentando, ele salvaria a nossa música popular brasileira.

Marcelo Teixeira.

Um comentário:

Anônimo disse...

Texto idiota e impertinente...