segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Seu nome é Ceumar

A cantora mineira Ceumar é uma dessas cantoras que quando ouvimos não temos a mínima vontade de parar. Sua voz é doce, agradável, espontânea e bela. Sintonia fina, humor nas canções, amores, paixões, sensação de querer mais. Ceumar é uma cantora e compositora reconhecida pelo seu talento, pela sua expressão e pela sua marca registrada. Lançou discos importantes na música popular brasileira, participou de grandes eventos musicais, realizou grandes espetáculos e tem hoje um publico fiel e cativo, que a acompanha aonde quer que vá. Assim é Ceumar, a cantora com voz suave, agridoce e meiga.
Recentemente Ceumar gravou um disco com canções inéditas e ao vivo, o que é raro nos dias de hoje, tendo em vista que todas as canções são novas e sua popularidade com o grande publico é pouco conhecido. O Mais Cultura! de hoje faz questão de mencionar o quanto Ceumar é uma artista única, completa e maravilhosa. Este artigo é para mostrar às pessoas que temos excelentes cantoras e mesmo que o nome soe estranho, Ceumar é uma das raríssimas cantoras que podemos chamar de nossa.
Disco lançado em 2009, ao vivo
Ceumar, Meu Nome (2009, Circus Produções, 29,99) é um delicioso passeio pela seara musical mineira que contêm 20 músicas muito bem distribuídas na melodia ceumariana. Ceumar encanta e destila músicas realmente proporcionais, que entram em nossos poros, enfeitiça nossos sentimentos e melhora nosso humor. Ceumar sabe compor, sabe cantar e, acima de tudo, tem bossa. Todas as canções do disco são de sua autoria, algumas solo e muitas em parcerias com compositores selecionados a dedo para este evento. Gravado ao vivo num grande teatro de São Paulo e tendo o subtítulo de Live In São Paulo, Ceumar nos brinda com 20 canções humanas, brincalhonas, sentimentalistas, românticas, humoradas e sensatas. Difícil não se encantar com esse disco e mais difícil ainda é tentar entender o porquê Ceumar conseguiu um feitio inédito em fazer um álbum ao vivo sem medo de ser incompetente.
O resultado é perfeito e não enjoa, muito pelo contrario: queremos mais e mais e mais Ceumar. Dona de um estilo único, Ceumar trás em seu currículo discos plurais de versatilidade e emoção e a poesia é a liturgia de sua jornada. Para tanto, escolhe profissionais a altura de sua responsabilidade e compila para sua geração personalidades tão pungentes e ulteriores que a fazem ser uma estrela por onde passa. Talvez de todas as cantoras novatas que surgiram neste ínterim de dez anos, na certa Ceumar é uma dessas que jamais perderão seu fio condutor.
Dindinha, o primeiro disco
Homenagens a sua mãe e seu filho, além de uma bela homenagem à cantora Fabiana Cozza, sua amiga de longa data, o disco trás também músicas de protestos, músicas de indagações e músicas feitas especialmente para que possamos mentalizar e cantarolar a todo momento. Impossível designar uma ou outra música para catalogar aqui, pois eu estaria sendo omisso com todo o disco. A informação mais precisa que posso passar é que o disco é formoso, moderno e de uma brasilidade única e determinante.
As influências de Ceumar vão desde Itamar Assumpção, passando por Zeca Baleiro e Chico Cesar e tendo a chance de cantar músicas do ator Gero Camilo, um compositor que merece atenção necessária pela forma e maneira de se expressar e talvez sejam as melhores músicas na carreira da cantora. Mas as influências de Ceumar não param por aí: Luiz Gonzaga e Arnaldo Antunes e os novatos Kleber Albuquerque e Péri são, tão de perto, influências mais que importantes para a cantora.
Ceumar representa a musicalidade brasileira num expoente que não beira limites. Seu estilo é marcante, sua energia positiva nos cativa e emociona e sua beleza se faz presente e precisa para se firmar cada dia mais nesse cenário amplo e difícil chamado música. A profissão a qual Ceumar escolheu requer dom, talento e muita capacidade para exprimir sentimentos poéticos e líricas capazes de nos transportar o cheiro de perfume doce e sensível.
Conheci o trabalho de Ceumar em um show promovido por um Sesc de São Paulo, em homenagem à cantora Clara Nunes. No palco estavam Luciana Mello, Virginia Rosa e Tuti Baê. Ceumar, ao lado destas cantoras com vozes marcantes e pesadas, manteve o equilíbrio da voz cristalina e neutra e seu violão manteve a serenidade de uma calmaria sem fim.


Sempre Viva, o segundo disco
Diferentemente de outros trabalhos já realizados, como o primeiro disco, Dindinha, o segundo, Sempre Viva, o terceiro, Achou, esse quarto disco, ao vivo, só prova o talento e a competência de uma artista completa, com músicas de alto calibre e com uma textura saborosa.
Seu nome é Ceumar, mas o prazer é todo nosso.

**********Dez Estrelas
Marcelo Teixeira.

Nenhum comentário: