quarta-feira, 9 de maio de 2012

O Sabor de Zélia Duncan


O ótimo sabor de Zélia
Quando Zélia Duncan lança um disco, já sabemos praticamente o que esperar dele: ótimas regravações e pinceladas desconhecidas de Itamar Assumpção, um sambão das antigas de excelente qualidade, compositores com um certo gabarito da atualidade, compositores antigos, um ou outro cantor para dividir os vocais e grandes mestres do violão ou piano ou qualquer outro bom instrumento. Todos seus discos são assim: perfeitos, originais e adequados, com a identidade, com os trejeitos e com a inquietude de ser de Zélia Duncan.

Pelo Sabor do Gesto (2009 / Universal Music / 35,99) é o oitavo álbum de estúdio de Zélia e o primeiro com material inédito após suas aventuras no país do Baurets junto com os irmãos Arnaldo Baptista e Sérgio Dias na nova montagem do grupo Os Mutantes. Reunião que rendeu apenas um álbum ao vivo e uma turnê mundial.

Assim como seu último álbum de estúdio, Pré-Pós-Tudo-Bossa-Band (2005) este novo trabalho também traz a produção feita por mãos e cabeças diferentes. Desta vez Zélia contou com John Ulhôa (Pato Fu) e Beto Villares assinando a produção. Ulhôa deixa suas marcas em canções mais pops como Boas Razões, boa música que abre o disco e ainda traz a sanfona de Marcelo Jeneci e a suave voz de Fernanda Takai. Outra música em que a produção e inserção de elementos eletrônicos do integrante do Pato Fu funciona bem é Pelo Sabor do Gesto, bonita na letra e na melodia. Ambas as músicas são de autoria de Alex Beaupain, um jovem artista francês que nasceu em 1974 e compõe exclusivamente para filmes de seu país e muito pouco conhecido no Brasil e por todo o mundo.

Além de Fernanda, o álbum também traz dividindo os vocais com Zélia o cantor e compositor Chico César. A dupla assina e canta Esporte Fino Confortável, com uma levada puxada pro funk mais nas linhas vocais que no instrumental. Esta e a primeira música são as mais agitadas do disco. No geral este álbum traz canções com instrumental mais sereno e com ares de balada.

Para o repertório do álbum Zélia escolheu algumas composições de outros artistas para gravar, mas fugiu dos sucessos conhecidos das FMs. Garimpou Ambição, lançada originalmente em 1977 por Rita Lee, Telhados de Paris, do gaúcho Nei Lisboa, e Duas Namoradas, mais uma de Itamar Assumpção em que Zélia dá sua voz. Além da parceria com Chico César o disco traz composições com Zeca Baleiro (Se Um Dia Me Quiseres) e Dante Ozzetti (Se Eu Fosse).

Há lirismo também no disco e mais uma vez a parceria com Moska deu certo na bela canção Sinto Encanto, música que somente o cantor e compositor consegue compor, tamanha a sua delicadeza com os temas abstratos e de sentimentalismo profundo. Assim como a canção Os Dentes Brancos do Mundo, dos irmãos Marcos e Paulo Sérgio Valle, que mais parece um hino ao amor.

Tudo Sobre Você é de autoria de John Ulhoa com Zélia e foi a música mais tocada nas rádios e a que angariou o disco por completo, sendo um tema muito abordado pelas pessoas, devido a sua letra intimista e declaradamente amorosa. Aberto, que Zélia compôs com o jovem Edu Tedeschi, é uma canção leve e descontraída e que tem por si demonstrar o romantismo também, deixando Nem Tudo, da mesma dupla, com ar de rock equilibrado e mensagem direta sobre aquilo que nem tudo é perfeito, fechando assim o belo disco.

Após suas aventuras mutantes e de ter sido destaque no álbum em parceria com Simone, Zélia volta aparentemente mais calma nas canções. Mas ainda assim com canções marcantes, deixando a plena certeza da grandiosidade da cantora carioca para com a cultura brasileira.



Faixas

·       01 – Boas Razões (Alex Beaupain)

ü  Part. Especial de Fernanda Takai

·       02 – Todos os Verbos (Marcelo Jeneci / Zélia Duncan)

·       03 – Telhados de Paris (Nei Lisboa)

·       04 – Tudo Sobre Você (John Ulhoa / Zélia Duncan)

·       05 – Sinto Encanto (Moska / Zélia Duncan)

·       06 – Pelo Sabor do Gesto (Alex Beaupain)

·       07 – Ambição (Rita Lee)

·       08 – Esporte Fino Confortável (Chico César / Zélia Duncan)

ü  Part. Especial de Chico César

·       09 – Os Dentes Brancos do Mundo (Marcos Valle / Paulo Sérgio Valle)

·       10 – Se Eu Fosse (Dante Ozzetti / Zélia Duncan)

·       11 – Aberto (Edu Tedeschi / Zélia Duncan)

·       12 – Se Um Di Me Quiseres (Zélia Duncan / Zeca Baleiro)

·       13 – Duas Namoradas (Itamar Assumpção / Alice Ruiz)

·       14 – Nem Tudo (Edu Tedeschi / Zélia Duncan)



Dirigida por John Ulhoa e Beto Villares

Nota 10

Pelo Sabor do Gesto / Zélia Duncan



Marcelo Teixeira

Nenhum comentário: