terça-feira, 8 de maio de 2012

Miúcha canta Vinicius & Vinicius de Moraes




O disco em tributo à Vinicius
Miúcha é a simpatia em pessoa e eu a conheci em 2004 numa rua dos Jardins; quem a conhece sabe disso. E quando a conheci, ela estava lançando um disco dedicado ao poeta Vinícius de Moraes, com o belo disco Miúcha Canta Vinícius & Vinícius (2003 / Biscoito Fino / 34,99). O repertório traz 14 faixas. Misturadas a sucessos como Valsa de Eurídice, Serenata do Adeus e Pela Luz dos Olhos Teus estão duas inéditas: Georgiana, que estava guardada com a própria Gerogiana, filha de Vinicius (ele compôs a música em inglês quando ela nasceu), e Quem for Mulher Que Me Siga, que estava com Cyva, do Quarteto em Cy, grupo lançado pelo Poetinha. Entre os ritmos, bossas, serenatas, valsas e sambas, entre outros.

Todas as faixas foram compostas por Vinicius de Moraes sem um companheiro ao lado, dando a dimensão da pesquisa realizada por Miúcha. Uma característica marcante do disco, além da beleza da interpretação de Miúcha e dos arranjos – divididos entre Leandro Braga, Eduardo Souto Neto, Cristóvão Bastos e Helvius Vilela – é o ecletismo dos convidados. Um músico refinado como Leandro Braga (que, além de fazer os arranjos, toca piano em diversas faixas) convive harmoniosamente com o pop de Milton Guedes (gaita em Georgiana). Com o mesmo espírito democrático, Miúcha acolhe o irmão, Chico Buarque, com quem divide os vocais em Medo de Amar, e Zeca Pagodinho, com quem canta Teleco-Teco. Os outros convidados foram a filha, Bebel Gilberto (Tomara), Yamandú Costa (Valsa de Eurídice), Daniel Jobim (Pela Luz dos Olhos Teus) e Toquinho (Canção de Nós Dois).

Emoção pura. Uma emoção que Miúcha transmite em todas as 14 faixas do CD, como se estivesse cantando para Vinícius, na frente dele. Belíssima homenagem ao seu grande amigo e padrinho musical.



Faixas



·       1 – Tomara

ü  Part. Especial de Bebel Gilberto

·       2 – Ai, Quem Me Dera

·       3 – Saudades do Brasil em Portugal

·       4 – Medo de Amar

ü  Part. Especial de Chico Buarque

·       5 – Serenata do Adeus

·       6 – Georgiana

·       7 – Teleco-Teco

ü  Part. Especial de Zeca Pagodinho

·       8 – Valsa de Eurídice

ü  Part. Especial de Yamandú Costa

·       9 – Tempo Será

·       10 – Pela Luz dos Olhos Teus

ü  Part. Especial de Daniel Jobim

·       11 – Encontro À Tarde

·       12 – Canção de Nós Dois

ü  Part. Especial de Toquinho

·       13 – Cem por Cento

·       14 – Quem for Mulher Que Me Siga



Produzido por José Milton

Nota 8

Miúcha Canta Vinicius & Vinicius / Miúcha



Marcelo Teixeira

Nenhum comentário: