segunda-feira, 7 de maio de 2012

Fafá de Belém: Tanto Mar à Chico Buarque





O disco: ótimo
Quando estava prestes a completar 30 anos de carreira, Fafá continuou em busca de novos desafios e realizou um projeto inédito: um CD dedicado exclusivamente à obra de um único autor, Chico Buarque de Hollanda. Tanto Mar - Fafá de Belém Canta Chico Buarque (2005 / Sony Music / 28,99) começou a ser formatado em 2004, por ocasião do aniversário de 60 anos do artista. Fafá montou um show intitulado Com Açúcar, Com Afeto, que serviu de embrião para o novo CD.

Tanto Mar tem direção musical do pianista João Rebouças e faz um passeio por algumas das mais belas composições de Chico Buarque, que participa do álbum, declamando o texto de Ruy Guerra em Fado Tropical, música emblemática na carreira de Chico e que já foi censurada com trechos vetados. Vale lembrar que esta faixa é de uma emoção gigantesca, tendo em vista que temos dois monstros sagrados duelando vozes e sentimentos.

Fafá resgata pérolas como Desalento, Olha Maria e Angélica, música dedicada à estilista Zuzu Angel e que virou um hino à época e ousa ao lançar novo olhar sobre clássicos como Olhos Nos Olhos, Gota d'água e Bastidores. Fafá fez um disco dedicado a Chico Buarque e não podia faltar no repertório a canção Sob Medida, sucesso da cantora há 25 anos, e que celebra bodas de prata e retorna com o arranjo original. O CD abre com Dans Mons Ceur, uma versão em francês de Terezinha, da autoria de Bia Krieger, cantora brasileira radicada no Canadá.



Faixas



·       01. Olhos nos olhos

·       02. Fado tropical

·       03. Tanto mar

·       04. Desalento

·       05. Sob medida

·       06. Vida

·       07. Bastidores

·       08. Com açúcar, com afeto

·       09. Gota d'agua

·       10. Olha maria

·       11. Minha história

·       12. Terezinha (versão em francês)

·       13. As vitrines

·       14. Angélica / Mulheres de Atenas



Nota 10

Tanto Mar / Fafá de Belém



Marcelo Teixeira

Nenhum comentário: