sexta-feira, 4 de maio de 2012

Café com Leite, de Simone: excelência na homenagem à Martinho da Vila


O belo disco de Simone
Mesmo que você não goste de café, leite ou café com leite, não será possível você não gostar deste lançamento de Simone. Café com Leite (1996 / Columbia / 29,99) é mais que um tributo a Martinho da Vila, cantor carioca e compositor que já nos deu grandes sambas tais como Meu Laiá-raiá, Se Eu Soubesse que Tu Vinhas e Canta, Canta, Minha Gente entre outros, todos incluídos aqui neste CD grandioso, valioso e respeitado.

Uma idéia original de Simone, Café com Leite une os grandes sambas de Martinho da Vila com os impecáveis arranjos de Dori Caymmi, Cesar Camargo Mariano, Julio Teixeira, Heitor T.P. e Rildo Hora e um time de músicos que também inclui percussão de Paulinho da Costa e Luís Conte, teclados de Cesar Camargo Mariano e violão de Dori Caymmi. Com esta mistura de talentos, não é surpresa que este cafezinho seja tão gostoso.

O homenageado e sua pupila
A faixa de abertura, Café com Leite, é uma versão curta a cappella que serve de definição para o álbum todo, um encontro de dois gigantes: Simone e Martinho da Vila. Logo entra a introdução meio samba-funk para Beija, Me Beija, Me Beija. Este arranjo foi um dos melhores do CD. Em toda esta coleção, Simone interpreta as canções de Martinho com perfeição, às vezes de maneira brincalhona como em Madalena do Jucu, outras vezes numa tranquilidade magnética, como em Disritmia, com o arranjo de Cesar Camargo Mariano com sabor de Chopin. A faixa final, Ex-Amor, traz o próprio Martinho da Vila para cantar com Simone e fechar este círculo de demonstração da carreira do compositor.

Uma grande viagem na carreira sambística de Martinho e claramente Simone subestimou o resultado em Café com Leite, pois talvez seja de fato o melhor disco de sua carreira e o que mais divulgação teve, depois, claro, do CD de Natal que sempre embala os finais de ano. É um lançamento marcante para Simone e um dos melhores de sua carreira.



Faixas

·       Café com Leite (Martinho da Vila - Zé Catimba)

·       Beija, Me Beija, Me Beija (Zé Catimba - Martinho da Vila)

·       Meu Laiá-raiá (Martinho da Vila)

·       Madalena do Jucu (Martinho da Vila - Associação dos Congadeiros do Espírito Santo)

·       Disritmia (Martinho da Vila)

·       Se Eu Soubesse que Tu Vinhas (Martinho da Vila - Elton Medeiros)

·       Samba da Cabrocha Bamba (Martinho da Vila)

·       Canta, Canta, Minha Gente (Martinho da Vila)

·       Quem É do Mar não Enjoa (Martinho da Vila)

·       Iaiá do Cais Dourado (Martinho da Vila - Rodolfo)

·       Maré Mansa (Mar Calmado) (Martinho da Vila - Paulinho da Viola)

·       Ex-Amor (Martinho da Vila)

ü  Part. Especial de Martinho da Vila



Idealizado por Simone, Marcos Maynard e Max Pierre

Dirigida por Max Pierre e Moogie Canázio



Nota 10

Café com Leite / Simone



Marcelo Teixeira

Nenhum comentário: