quarta-feira, 23 de maio de 2012

Rita Gullo: grata surpresa na MPB




A beleza de Rita Gullo
A voz de Rita Gullo, de 27 anos, conquista o ouvinte logo no primeiro acorde arrasador do clássico Oração ao Tempo, de Caetano Veloso, que conta com o acordeon sempre impecável de Toninho Ferragutti. Afinal, a artista tem uma formação riquíssima que exibe com precisão e requinte em cada uma das 13 faixas de seu álbum de estreia. Ela estudou História na PUC-SP, Artes Cênicas no Teatro Escola Célia Helena, estudou violão desde criança e traz a literatura do berço, como filha do escritor Ignácio de Loyola Brandão.

O álbum que leva o nome da cantora é recheado de grandes clássicos da música brasileira, como O Cantador, de Dori Caymmi e Nelson Motta, que consagrou Elis Regina como a melhor intérprete no Festival da Record de 1967; Sentinela, de Milton Nascimento; e Nunca, de Lupicínio Rodrigues. Rita Gullo aceita e se dá super bem no desafio de cantar em espanhol a linda Sueño Con Serpientes, de Silvio Rodrigues, um clássico inquestionável da música cubana; em inglês, uma versão mais cool de Each and Everyone, da banda britânica de dance music e pop Everything But The Girl; e de fazer um dueto com Chico Buarque em A Mulher de Cada Porto, parceria do cantor e compositor com Edu Lobo, muito pouco visitada no cancioneiro buarquiano.

Vale destacar também a qualidade dos músicos que acompanham Rita Gullo em todas as fases e o encanto provocado pelos arranjos de Mario Gil e Hamilton Messias. Basta conferir a precisão e força provocada pela flauta tocada por Teco Cardoso, em Cruzada, de Tavinho Moura e Marcio Borges; ou então os pandeiros, triângulo, agogô, bré e viola de Fabio Tagliaferri, em Espelho, de Xande Mello e Eduardo Pitta; e o clarinete de Nailor Proveta e o contrabaixo de Sizão Machado, em Pedra e Areia, de Lenine e Dudu Falcão. Há também o acordeon de Toninho Ferragutti e flauta de bambu de Teco Cardoso em Xote, parceria de Rodolfo Stroeter e Gilberto Gil, que encerra o álbum.

Rita Gullo é um belíssimo álbum de estreia que mostra a força de uma intérprete que já demonstra carisma e capacidade de figurar no panteão seleto das grandes vozes femininas que o Brasil já revelou. Aguardam-se seus próximos passos em estúdio e ao vivo, e torce-se para que ela não se perca no caminho. Muito pelo contrário. Pois talento há de sobra e diversidade também, uma vez que a artista passeia com segurança pelos mais diferentes ritmos.



Nota 10



Rita Gullo / Rita Gullo



Marcelo Teixeira

Nenhum comentário: