quarta-feira, 16 de maio de 2012

O Coração do Homem Bomba, de Zeca Baleiro




O disco, de 2008: inovação na carreira de Zeca
Zeca Baleiro já não precisa de apresentação. O músico maranhense já escreveu seu nome na história da MPB e consolidou sua carreira nesse conturbado mundo da música que está sempre sedento por novidades descartáveis e rostinhos bonitos, tanto que O Coração do Homem-Bomba Volume 1 (2008 / Microservice / 19,99) é o nono disco na carreira de sua carreira, incluindo um álbum ao vivo, a parceria com Raimundo Fagner e o Lado Z, que reunia regravações. Como o nome indica, este é o primeiro volume de um lançamento duplo. O disco traz 13 faixas e pelo menos duas delas já conhecidas dos fãs que acompanham o cantor ao vivo.

Uma delas é Toca Raul. Com certa ironia, a música é uma homenagem ao Maluco Beleza Raul Seixas e uma sacada genial de Zeca em resposta aos chatos e insistentes gritos de toca Raul que já viraram regra em qualquer show. Além da letra muito legal o destaque dessa faixa é o trabalho do tecladista Adriano Magoo.

Outra já conhecida de muitos fãs é Alma Não Tem Cor, música da banda Karnak que tem cara de Zeca Baleiro e se encaixou perfeitamente no repertório do cantor. Outra regravação que o disco traz é Bola Dividida, sucesso do sambista Luiz Ayrão lançada em 1974. De sambão nos anos 70 a nova versão se transformou em um pop bósnio, conforme diz o próprio Zeca. Pra saber o que é isso só ouvindo mesmo.

Dois aspectos que já se tornaram marca registrada de Zeca se fazem presentes neste álbum. Primeiro as letras com forte acento cômico. Mesmo quando o assunto é mais sério, Zeca consegue tratar do tema de modo divertido. Só não se encaixa nessa descrição a última música, Geraldo Vandré, que trava um diálogo com o enigmático compositor, mas um tanto quanto melancólico. O outro aspecto marcante é a variedade de ritmos no disco. Rock, Reggae, Ska, Forró, Samba, tem de tudo um pouco e na medida certa para causar uma verdadeira confusão em quem quiser rotular o álbum. Melhor assim, rótulos não são necessários.

Ela Falou Malandro é a segunda composição de Zeca em parceria com Zé Geraldo. A primeira é Na Barra de seu Vestido, que foi lançada no novo álbum de Zé Geraldo. A música tem uma levada Jovem Guarda no refrão que apesar de simples é bem empolgante. Além dos trompetes que dão um clima meio brega, meio latino.

Uma das músicas mais animadas do disco é Você Não Liga Pra Mim. Zeca já estava apresentando essa música nos shows antes do lançamento do álbum, e a recepção da plateia comprova que é uma das mais legais do novo trabalho.



Faixas



·       01. O Coração do Homem-Bomba

·       02. Você Não Liga Pra Mim

·       03. Alma Não Tem Cor

·       04. Vai de Madureira

·       05. Elas Por Elas

·       06. Aquela Prainha

·       07. Ela Falou Malandro

·       08. Você é Má

·       09. Bola Dividida

·       10. Aí Beethoven

·       11. Toca Raul

·       12. Nega Neguinha

·       13. Geraldo Vandré



Nota 08

O Coração do Homem Bomba Volume 1 / Zeca Baleiro



Marcelo Teixeira

Nenhum comentário: