terça-feira, 29 de maio de 2012

A sofisticação pessoal de Cris Cabianca


O primeiro álbum de Cris
Ousadia e sofisticação são os dois adjetivos mais apropriados para definir o álbum de estreia da cantora paulistana Cris Cabianca, conhecida pela participação nos musicais West Side Story, Cinderela, O Jardim Secreto, Pluft, o Fantasminha, My Fair Lady e Hair. Mas eles não são suficientes para descrever um trabalho que mistura uma sonoridade delicada e, ao mesmo tempo, sombria com a voz doce da artista, os arranjos cristalinos de Corciolli e as letras marcadas por boa dose de misticismo. Ex-aluna do Broadway Dance Center, em Nova York, Cris Cabianca, especialista em musicoterapia e atualmente residente em Los Angeles, abre o álbum homônimo com um tributo a Iemanjá, Canto das Sereias. Além dessa, ela é autora de seis das dez canções. Outras duas são de Corciolli, também responsável pela produção. São elas, Entardecer, que é um misto de canto gregoriano com música eletrônica; e a romântica Se Esquece em Mim.

Corciolli  também fez o arranjo para a tradicional canção inglesa Scarborough Fair, aqui numa espécie de versão bossa nova e que chamou muita atenção ao ser gravada por Simon & Garfunkel e entrar na trilha musical do filme Primeira Noite de Um Homem.  Uma das faixas que melhor apresentam o trabalho é a bonita balada: Eu tenho saudades de casa / Eu tenho saudades do mundo / De um tempo passado / Dos dias futuros / De todas as coisas que eu nunca vi.

Na new bossa nova Só Com Você, Cris Cabianca mistura inglês com português e recupera um pouco o estilo cristalino de cantoras dos anos 1990, como Marisa Monte e Vanessa Rangel. Em Flores da Terra, a letrista relaciona a chegada do amor e a cura da dor às pedras – diamante, esmeralda, crisocola, selenita, citrina, cobre, prata e jade. A mistura é a tônica de Tango do Fogo, que apresenta um tango mais eletrônico e percussivo. E a música sertaneja marca Estradas de Nossas Vidas.

A penúltima canção, antes de Scarborough Fair, é a animada e eletrônica Plêiades, marcada também pela letra de tom místico: Oito sóis, irmãos no brilho / Alcione em pleno giro / Vai girar a chave da criação / Eu vejo as Plêiades descendo na Terra / Trazendo do cosmos amor e perdão / De longe estrelas enviam mensagem / Em mil carruagens de radiação. Comprova-se, portanto, que no caldeirão dessa artista pode entrar quaisquer ritmos musicais, sempre preservando a busca por uma marca autoral, o que exige certo grau de qualidade.



Nota 9

Cris Cabianca / Cris Cabianca



Marcelo Teixeira

Nenhum comentário: