quarta-feira, 19 de setembro de 2012

A melhor fase de Rita Lee


 


A perfeição de Rita está aqui

Estou começando a achar que a Rita Lee de antigamente era mais legal, mais simpática e mais degustadora do que a Rita Lee de hoje, embora a essência de sua musicalidade seja a mesma que a de ontem e um pouco rebuscada que a de hoje. Gosto das músicas antigas da Rita, porém, algumas (raras) canções atuais, conseguem nos prender em um disco inteiro de sua autoria.  Hoje trago para o Mais Cultura! o disco de 1980 intitulado apenas Rita Lee, e que segue na mesma linha do disco homônimo de 1979. É muito difícil dizer qual é o melhor dos dois (eu pendo um pouco mais para este por razões estritamente pessoais). Rita e Roberto estão no auge da forma com muito rock'n'roll, balada, pop e música de festa. Eles inauguram o pop brasileiro da década de 80, sem perder as raízes roqueiras da rainha.

Lança Perfume está no inconsciente de qualquer um que tivesse mais de 10 anos em 1980. Bem-me-quer é rock'n'roll no melhor estilo, e a letra é sensacional. Destaque para a guitarra fuzz de Roberto. Baila Comigo foi a principal balada de 1980.

Shangri-lá é outra balada. Bem lenta, a instrumentação aqui é bem econômica, uma levada de ovation acompanhada por teclado (e voz). No final entram, suaves, percussão e baixo. Caso Sério é um bolerão que tem a ginga emprestada a dupla por Roberto e a sensualidade que se tornou a marca de Rita Lee.

Nem Luxo Nem Lixo, como Chega Mais (de 79), começa com um super riff de metais. Marina Lima regravou uma versão legal na virada do milênio, mas esta aqui ainda é campeã, com direito a acordeom e tudo mais. João Ninguém é um reggae no melhor estilo A Cor-do-Som. A letra conta a história de João Ninguém, sem talento pra ser feliz, milionário por vocação, lembrando seus tempos de cronista com os mutantes. E o disco termina botando pra quebrar com Ôrra Meu!, puta rock stoniano pra lembrar a galera que ali estava a guerrilheira-forasteira Rita Lee.

Este disco talvez entre para o meu imaginário e eu goste tanto, porque eu nem era nascido ainda! E, pra mim, tudo o que o Brasil produzira de melhor estava antes ou durante a década de 1980.

 

Rita Lee / Rita Lee

Nota 10

Marcelo Teixeira

Nenhum comentário: