quinta-feira, 14 de junho de 2012

Sétimo lugar: Lucas Santtana - Os 10 Melhores Cantores dos Últimos 10 Anos


Lucas Santtana é o tipo de artista que é difícil catalogar. Ao mesmo tempo que seus discos e suas composições tem uma ligação com a tradição da Música Popular Brasileira,  elas absorvem influências que vão do Afrobeat ao Dance Hall, passando pelo Dub, Eletrônica, Funk Carioca,dentre outras. Esticando ainda mais a linha evolutiva da música Brasileira. Em 2000 Lucas Santtana iniciou sua carreira solo lançando o CD Eletro Ben Dodô, produzido pelo renomado produtor Chico Neves e mixado no estúdio Realworld de Peter Gabriel. O cd recebeu críticas elogiosas no Brasil e em importantes publicações no mundo da música como a Village Voice, Down beat e o Chicago Tribune(E.U.A); Le monde e Vibrations ( França); Latino  e Esquire (Japão) , além de estar incluído na seleta lista dos dez melhores cds independentes do ano de 2000 pelo The New York Times.
Em julho de 2003 Lucas Santtana lançou o seu segundo cd, intitulado Parada de Lucas. O cd é dedicado ao geógrafo Milton Santos. Assim como o primeiro, Parada de Lucas recebeu críticas elogiosas dos principais jornais e revistas do Brasil e mais uma vez ganhou matéria no The New York Times. Como instrumentista participou dos CD’s de Chico Science e Nação Zumbi, Marisa Monte, Fernanda Abreu, Caetano Veloso e Gilberto Gil. Como compositor teve suas músicas gravadas por Marisa Monte, Fernanda Abreu, Arto Lindsay, Adriana Calcanhotto, dentre outros.
Lucas participou da trilha sonora do filme Deus é Brasileiro de Cacá Diegues e compôs a trilha da peça O Bispo, do ator João Miguel (Cinema ,aspirinas e urubus, Estômago, etc). Em 2006 lança o 3º cd 3 sessions in a greenhouse acompanhado da banda Seleção Natural. Lançado em julho de 2009, seu 4º disco, intitulado Sem Nostalgia, que traz uma releitura moderna do formato voz e violão, um clássico da Música Brasileira. Assim como os 3 primeiros discos, Lucas Santtana continua suas alquimias sonoras tendo a canção como centro, mas sobrepondo  a ela diversas texturas musicais.
Por todos esses singelos detalhes e pelo enriquecimento na música popular brasileira que nos confere a dimensão de sua rica intelectualidade, Lucas Santtana (namorado da atriz Camila Pitanga) merece destaque no sétimo lugar na lista dos 10 Melhores Cantores dos Últimos 10 Anos.

Sétimo Lugar: Lucas Santtana
Os 10 Melhores Cantores dos Últimos 10 Anos

Marcelo Teixeira

Nenhum comentário: