terça-feira, 5 de junho de 2012

Leny Andrade: simplesmente Leny Andrade


Leny Andrade de Lima, conhecida pelo nome artístico de LENY ANDRADE considerada por muitos a maior cantora de samba jazz brasileiro, nasceu no Rio de Janeiro, em 25 de janeiro de 1943, e é uma cantora de música brasileira. Aos seis anos de idade, Leny Andrade começou a tocar piano. Aos nove, entrou para o Conservatório Brasileiro de Música e aos quinze já se apresentava como crooner de orquestras. Ainda menina, cantou com o trio de Sergio Mendes na época do Beco das Garrafas. Nascida no Rio de Janeiro, aos 15 anos estreou profissionalmente, sendo a única crooner a cantar na orquestra de Dick Farney. Gravou seu primeiro LP em 1961 chamado A Sensação. No ano seguinte, lançou o LP A Arte Maior de Leny Andrade.

Na década de 60, com  Pery Ribeiro e o grupo Bossa Três, com quem gravou o primeiro disco ao vivo, estreou na boate Porão 73 o antológico show Gemini 5 de Ronaldo Bôscoli e Miele, show este que provocou sua mudança para o México onde morou 5 anos. Em 1965 estourou nas pardas com o disco Estamos aí com destaque para a faixa título de Mauricio Einhorn, Durval Ferreira e Regina Werneck. Enveredou pelo samba de vanguarda nos anos 70, com o disco Alvoroço e fechou a década com o disco Registro uma obra marcante de samba-jazz.

Cantando ao lado de artistas como Luiz Eça, Wagner Tiso, Eumir Deodato, Francis Hime, Gilson Peranzzetta e João Donato, Leny Andrade tornou-se conhecida por sua notável capacidade de improvisação. Nas décadas de 80 e 90 dividiu-se entre o Brasil e os Estados Unidos. Em 1984 gravou dois importantes discos na sua carreira Leny Andrade ao Vivo com capa do artista plástico Juarez Machado, pela Gravadora Pointer.

Prestigiada, o CD Luz Neon, foi aclamado pela crítica e pelo público, onde destacou-se a interpretação da música A Night in Tunisia de Toots Thielemans e Saigon de Claudio Cartier / Paulo Cesar Feital e Carlão. Este CD abriu as portas para a Europa, sendo lançado pela gravadora holandesa Timeless Records na Europa e Japão. Essa gravadora ainda lançou ainda o CD Embraceable You que foi posteriormente relançado no Brasil pela gravadora Som Livre, apenas com standards norte-americanos, em ritmo de bossa nova.

De 1990 em diante tem participado de inúmeros Festivais de Jazz na Europa, Japão e Estados Unidos, cantando também em prestigiados templos de Jazz, como Blue Note em Nova York e Japão, Birdland e Lincon Center em Nova York, New Morning em Paris, Ronnie Scott's Club em Londres, Subway em Colonia na Alemanha, entre outras. Lançou também CDs em parceria com instrumentistas de prestígio, como César Camargo Mariano chamado Nós, Cristóvão Bastos para a série Letra e Música do produtor Almir Chediak, com Antônio Carlos Jobim e com o violonista radicado nos Estados Unidos Romero Lubambo gravou Coisa Fina e Luar do Arpoador. 

Em 2007 dividiu um Grammy Latino com César Camargo Mariano para Melhor Álbum MPB ao Vivo. Leny Andrade tem 29 discos gravados e 2 DVDs, sendo o mais recente o CD Alma Mia (2010) só de boleros com arranjos de Fernando Merlino.

Leny Andrade é a preferida dos músicos e se apresentou com Paquito D'Rivera, Toots Thielemans, Fred Hersch, Roberto Menescal, Cesar Camargo Mariano, Léo Gandelman, Trio Corrente, Sambop Quinteto, Mauricio Einhorn, Romero Lubambo, João Carlos Coutinho, e vários outros músicos de renome. O estilo eclético de Leny Andrade é uma síntese do samba, do jazz, da MPB, de boleros, canções,baladas, enfim, da boa música.



Artigo extraído do site da cantora Leny Andrade, do qual sou fã.



Marcelo Teixeira

Nenhum comentário: