sexta-feira, 8 de junho de 2012

Balacobaco, de Rita Lee




Balacobaco, de 2003: bonzinho
Balacobaco (2003 / Som Livre / 24,99) é descrito pela crítica como o melhor disco de Rita Lee nos últimos dez anos e transforma-se imediatamente em mais um sucesso na carreira da cantora. Em pouco mais de um mês de seu lançamento, Balacobaco torna-se disco de Ouro. São 12 faixas, sendo que a maioria é de autoria de Rita e seu companheiro Roberto de Carvalho, com espaço também para algumas versões de compositores convidados. O resultado é bastante regular, consistente e de gosto duvidoso, para não deixar os fãs desapontados. Amor e sexo, a música que puxa o novo trabalho, é uma baladinha que gruda suavemente no ouvido, um hit bem ao estilo pop que consagrou a ex-Mutante em sua longa trajetória. Nesta composição, o casal Rita e Roberto trabalhou junto com o cineasta e comentarista Arnaldo Jabor. Já te falei é uma composição dos Tribalistas e de Dadi Carvalho, uma canção simples, que tem a cara, o jeito e o formato ridículo do trio composto por Marisa Monte, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes.

Tudo vira bosta, insólita composição de Moacyr Franco, é uma crítica debochada e agressiva a tudo e a todos. Fechando o álbum, o engraçado e esquisito Hino dos malucos tem na composição a participação de Fernanda Young. Talvez a faixa mais polêmica seja As Minas de Sampa, na qual Rita faz um autorretrato do que é a praia da cidade de São Paulo, de suas branquices e de seus sotaques, mas ainda assim, a música é uma homenagem às mulheres de sampa.

Com este disco, Rita pôde comprovar sua autenticidade (já comprovada por sua carreira e suas músicas) e se consolidar na seara da MPB, articulando com compositores outrem de seu tempo e vivência. Com este novo trabalho, o bom humor de Rita Lee presta um serviço e tanto ao cenário pop brasileiro: faz lembrar que inteligência e sensibilidade podem ser itens essenciais num produto perfeitamente acessível e com potencial de sucesso.



Faixas



·       01 – Amor e Sexo

·       02 – A Fulana

·       03 – As Minas de Sampa

·       04 – Copacabana Boy

·       05 – Balacobaco

·       06 – Já Te Falei

·       07 – Nave Terra

·       08 – A Gripe do Amor

·       09 – Tudo Vira Bosta

·       10 – Eu e Mim

·       11 – Over The Rainbow

·       12 – Hino dos Malucos





Nota 8

Balacobaco / Rita Lee



Marcelo Teixeira

Nenhum comentário: