sexta-feira, 22 de junho de 2012

Primeiro lugar: Filipe Catto - Os 10 Melhores Cantores dos Últimos 10 Anos


Filipe Catto: primeiro lugar no Top 10
Filipe Catto é um jovem cantor que tem uma das carreiras mais promissoras da MPB, mas sua relação com a música vem desde criança – afinal, seus pais são músicos. No entanto, começou a expor seu trabalho próprio em 2005, em um projeto literário-musical de Porto Alegre chamado Sarau Elétrico. A primeira música que gravou para distribuir para amigos e conhecidos – no estúdio que ficava em sua casa, presente do pai – foi Glory Box do Portishead, e assim deu início à sua carreira, no boca a boca da web.  Seu primeiro EP, Saga – que tem a qualidade de um CD comercial, mas com menos músicas –, tem uma mistura de sonoridades latinas, como samba e tango. Sua música é lírica, dramática e passional, e suas apresentações ao vivo beiram o teatral.

A comparação de sua voz com a de Ney Matogrosso é óbvia e inevitável, porém verdadeira, com sua afinação e agudos limpos. E é dele a composição de todas as sete letras do disco, com exceção de Ascendente em Câncer, feita através de um texto de Fernando Calegari. Se não fosse pela personalidade forte e as apresentações tão enfáticas, sua música poderia facilmente cair no brega, mas não é o que acontece. Suas letras são de extrema paixão, daquelas de vida ou morte, ame-o ou deixe-o. Como na letra da música Saga: Se eu soubesse que o amor é coisa aguda, que tão brutal percorre início, meio e fim; destrincha a alma, corta fundo na espinha, inebria a garganta, fere a quem quiser ferir.

O álbum: o melhor dos últimos 10 anos
A música de Filipe Catto é um estado de choque sublime. Você ouve e inevitavelmente é tragado por seu enredo, seu ritmo e sua emoção. A voz de Filipe Catto é impressionante. Filipe Catto coloca o coração na boca a cada vez que começa a cantar. Ele faz isso de um jeito impecável, incluindo no mesmo balaio a perfeição técnica e a paixão de cantar aquilo que ama. O gaúcho Filipe Catto chega com seu primeiro CD, Fôlego, lançado pela Universal Music, mostrando versatilidade e um potencial vocal único: além de afinadíssimo, seu timbre é raro, contratenor. Designer formado, Catto criou todo o conceito do álbum, que traz 15 canções, sendo 8 de sua autoria, incluindo regravações que ficaram com a sua marca, como Garçom, de Reginaldo Rossi. Como o mestre Chico Buarque, Filipe Catto também compõe do ponto de vista feminino, como em Juro por Deus, um samba de humor negro e uma fina ironia.

Ser e estar em primeiro lugar em qualquer situação requer uma responsabilidade gigantesca para que o próximo trabalho do artista seja superior que o primeiro e isso é uma ocorrência que nem muitas vezes acontece. Filipe Catto agora terá uma das responsabilidades mais acirradas de sua história: além de nos convencer de que é, de fato, um dos melhores cantores e compositores de sua geração, terá que nos apresentar um trabalho ainda mais sólido, mais contemporâneo e mais autoral. Chegando ao primeiríssimo lugar na lista dos melhores cantores dos últimos 10 anos, desbancando até mesmo Seu Jorge, Marcelo Jeneci (que seria o mais indicado ao primeiro lugar) e a malemolência de Rodrigo Maranhão, Filipe Catto consegue abraçar o sucesso com fôlego de artista grande, dando toda a sua criatividade a arte de musicar tudo aquilo que lhe sirva de inspiração.

Que o fôlego gaúcho de Filipe Catto seja sempre vigoroso, criativo e envolvente como deste primeiro trabalho.



Primeiro Lugar: Filipe Catto

Os 10 Melhores Cantores dos Últimos 10 Anos

Marcelo Teixeira

Nenhum comentário: