sábado, 9 de junho de 2012

Os sentimentos e explosões de Elis Regina no clássico Um Dia


O disco: clássico
Na série de reedições feitas em razão dos 30 anos de morte de Elis Regina, completados em 19 de janeiro, a íntegra das apresentações históricas da cantora na Suíça, quase três anos antes de sua morte, foram lançadas no CD duplo Um Dia (2012 / Warner Music / 35,99 – Lançado originalmente em 1979, pela gravadora WEA).  Em 20 de julho de 1979, Elis faria apenas um show à noite no Montreux Jazz Festival. Os ingressos esgotaram e ela abriu um show extra à tarde. Como não gostou do resultado da apresentação noturna, não deixou que as músicas fossem editadas e lançadas em disco. Depois de sua morte, em 1982, nove músicas daquele dia foram compiladas em um álbum. Em 2001, uma reedição foi feita com a inserção de seis músicas como faixas-bônus. Este ano, Um Dia traz os dois shows inteiros, com 27 músicas, inclusive duas inéditas (Triste, de Tom Jobim, e Corrida de Jangada, de Edu Lobo).

O disco tem algumas particularidades extras, como, por exemplo, uma Elis Regina suave no show da tarde e uma Elis agressiva e outrora se mostrando mais brincalhona no show da noite. Outra particularidade é que o disco lançado originalmente em 1979 é totalmente contrario da gravação do disco lançado em 2012. Novas releituras dão o ar menos cansado do álbum ao ouvir a mesma canção no disco um ou no disco dois e isso acontece com as cinco primeiras canções dos dois discos: se você ouvir o primeiro disco, ouvirá uma interpretação de Elis e, ao ouvir o disco dois com as mesmas cinco músicas, terá a nítida certeza de que Elis está cantando diferente e essa diferença se resume em duas palavras: cantando melhor. Essas diferentes interpretações de Elis nos dois discos dão a dimensão de seu talento e é inexplicavelmente difícil conciliar uma artista em plena turbulência se mostrar tão contrária sobre o lançamento deste álbum (procure mais informações na Semana Elis Regina sobre este episódio).

Por fim, Um Dia só reforça a tese que muitos críticos e fãs do mundo todo diz que Elis Regina é a maior cantora do Brasil, quiçá do mundo.



CD 1 — Show da Tarde

·       01.: Cobra Criada

·       02.: Cai Dentro

·       03.: Amor Até o Fim

·       04.: Mancada

·       05.: Samba Dobrado

·       06.: Rebento

·       07.: Águas de Março

·       08.: Madalena

·       09.: Onze Fitas

·       10.: Agora Tá

·       11.: Pout Pourri

ü  Ponta de Areia

ü  Fé Cega, Faca Amolada

ü  Maria, Maria

·       12.: Upa Neguinho

·       13.: Maria Maria (Reprise)





CD 2 — Show da Noite

·       01.: Cobra Criada

·       02.: Cai Dentro

·       03.: Amor Até o Fim

·       04.: Mancada

·       05.: Samba Dobrado

·       06.: Na Baixa do Sapateiro

·       07.: Rebento

·       08.: Águas de Março

·       09.: Corrida de Jangada

·       10.: Maria, Maria (Reprise)

·       11.: Triste



ü  Part. Especial de Hermeto Pascoal nas canções abaixo



·       12.: Corcovado

·       13.: Garota de Ipanema

·       14.: Asa Branca



Nota 10



Um Dia / Elis Regina



Marcelo Teixeira

Nenhum comentário: