quarta-feira, 6 de junho de 2012

A sutileza única de Fernanda Takai em Luz Negra




Elegância na homenagem à Nara Leão
Um artista lança um álbum de estúdio e, em seguida, lança um outro ao vivo com o registro do show desse disco de estreia. Ih, esse filme eu já vi e não deu muito certo, você deve estar pensando. Pensou dessa maneira? Pelo menos, com relação à Fernanda Takai, pode ter certeza que você errou. Luz Negra - Ao Vivo, projeto da vocalista do Pato Fu, e que abarca CD e DVD, é válido por alguns motivos: 1) Onde Brilhem Os Olhos Seus, o disco de estúdio originário, foi um dos melhores de 2007; 2) o show, que ora está perpetuado em CD e DVD, foi um dos melhores de 2008; 3) no show, Fernanda Takai incluiu um punhado de canções que não estão presentes no trabalho de estúdio; 4) há regravação distantes do mundo de Nara Leão, que dão ao novo projeto um frescor; 5) com Luz Negra - Ao Vivo, John Ulhoa se firma como um dos grandes produtores do país, na atualidade.

Gravado na cidade mineira de Nova Lima, o DVD traz todas as 13 faixas do álbum de estúdio, além de sete novidades na voz de Takai. Já o CD traz as 7 novidades misturadas a 7 músicas do repertório de Nara Leão. Ou seja, mesmo para quem já tem o disco de estúdio, Luz Negra - Ao Vivo é válido, por não se tratar de mera repetição. As canções já presentes em Onde Brilhem Os Olhos Seus estão praticamente iguais nesse ao vivo, apenas com o acréscimo da participação da plateia em alguns momentos. Nara Leão é homenageada a altura. Aliás, Nara já era indie quando iniciou a sua carreira, no início dos anos 60. Apesar de ter sido intitulada A Musa da Bossa Nova, a cantora insistia em gravar Zé Keti e João do Vale. Algo tão improvável quanto a vocalista do Pato Fu iniciar a sua carreira solo com um álbum em sua homenagem. Por essas e outras que, dificilmente, Nara Leão não ficaria satisfeita com a homenagem de Takai, que, por sua vez, consegue modernizar um repertório que já é moderno por sua própria natureza.

Saindo do universo de Nara, Takai gravou mais sete faixas em Luz Negra - Ao Vivo. A surpreendente versão meio pop, meio disco, de O Barquinho, aliás, Kobune (a letra foi vertida para o... japonês) está nesse ao vivo, assim como There Must Be An Angel, sucesso do Eurythmics, e que entrou no show por causa do Na rarara Na rarara / Nara, Nara.... Por sua vez, Ordinary World, da banda inglesa Duran Duran, com uma puxada Bossa Nova, entrou no roteiro porque foi executada imediatamente após Estrada do Sol, de Tom Jobim e Dolores... Duran.

Acompanhada por uma excelente banda formada por John Ulhoa (violões e guitarra), Lulu Camargo (teclados e programações), Mariá Portugal (bateria e zabumba) e Thiago Braga (baixo), Takai ainda apresentou 5 Discos, composta por ela e por John Ulhoa, e já gravada por Pedro Mariano, e Você Já Me Esqueceu, balada de Fred Jorge e gravada por Roberto Carlos, e que ganhou um contorno eletrônico suave, no estilo Pato Fu.

Ben, grande sucesso na voz de Michael Jackson, ganhou novas cores em Luz Negra - Ao Vivo. Registre-se que Takai canta essa canção desde a estreia do espetáculo, em 2007, sendo certo que a sua inclusão no CD e no DVD não pode ser considerada uma estratégia de marketing, como os maldosos de plantão possam vir a cogitar. Fechando o pacote de inéditas, Sinhá Pureza, composição de Pinduca, que fez sucesso com Eliana Pittman, é outra música que justifica a gravação do show. Enfim, Onde Brilhem os Olhos Seus foi um dos grandes álbuns de 2007. O seu show, um dos melhores de 2008. E Luz Negra - Ao Vivo já pode ser considerado um dos grandes discos de 2009.





Faixas



·       1. Intro (Ta Hi)

·       2. Luz Negra

·       3. Diz que Fui por Aí

·       4. Lindonéia

·       5. Com Açucar, com Afeto

·       6. There Must Be an Angel (Playing With My Heart)

·       7. Insensatez

·       8. Odeon

·       9. Seja o Meu Cão

·       10. Trevo de Quatro Folhas

·       11. Você Já Me Esqueceu

·       12. Estrada do Sol

·       13. Ordinary World

·       14. Descansa Coraçãoo (My Foolish Heart)

·       15. Kobune (O Barquinho)

·       16. Canta Maria

·       17. Ben

·       18. 5 Discos

·       19. Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos

·       20. Sinhá Pureza





Marcelo Teixeira

Nenhum comentário: