segunda-feira, 11 de junho de 2012

Décimo Lugar: Criolo - Os 10 Melhores Cantores dos Últimos 10 Anos




Criolo é figura influente no hip hop há mais 20 anos, quando ainda assinava como Criolo Doido. O fundador da Rinha dos MC's, espaço que abriga batalhas de freestyle, shows semanais e exposições, lançou, em 2006, seu primeiro álbum de estúdio, intitulado Ainda Há Tempo. Mas foi somente com o disco seguinte, Nó na orelha, lançado em 2011, que o Brasil finalmente abriu os ouvidos para este super cantor – vencedor dos prêmios de Melhor Disco, Melhor Música (Não Existe Amor em SP) e de Artista Revelação, segundo o VMB (MTV).

Produzido por Daniel Ganjaman e Marcelo Cabral, Nó na orelha é essencialmente hip hop, porém, suas composições passeiam por soul, brega, reggae, afrobeat e samba com uma sonoridade ímpar, belas canções, letras irônicas, fortes e emocionais. O mais elogiado disco nacional do ano passado angariou rapidamente uma legião de fãs, inclusive Caetano Veloso e Chico Buarque, que já o homenagearam em seus shows. Transcendendo as fronteiras entre o rap nacional e a canção, Criolo mostra a que veio e por isso não poderia ficar de fora do Sónar São Paulo.

Mesmo estando há mais de vinte anos no cenário musical, isso não impede que Criolo esteja na décima colocação como os 10 Melhores Cantores dos Últimos 10 Anos, tendo em vista que sua trajetória no mundo musical mais elaborado ocorreu precocemente.



Décimo Lugar: Criolo



Marcelo Teixeira

Nenhum comentário: