segunda-feira, 18 de junho de 2012

Quinto lugar: Edu Krieguer - Os 10 Melhores Cantores dos Últimos 10 Anos


Edu Krieguer: o quinto melhor cantor
Correnteza, segundo e aguardado CD de Edu Krieger mantém o quilate do disco anterior, dando um (largo) passo à frente. Não chega a ser surpresa para quem acompanha a carreira do compositor, festejado e gravado por artistas como Maria Rita e Roberta Sá. Três anos depois do disco de estreia o novo trabalho, no mercado pela Biscoito Fino, traz rica coleção de doze composições. Espécie de ícone de uma nova geração de grandes compositores e músicos, Krieger desponta como nome mais conhecido de uma turma que tem fôlego para revelar grandes talentos. Não será espanto se dessa geração surgirem os novos grandes nomes da música brasileira. Primando pela qualidade de seus trabalhos, são artistas com caldo suficiente para durar mais do que os quinze minutos de praxe do mercado. Esse novo trabalho traz parcerias de Edu com outros nomes dessa turma, como Marcelo Caldi em Serpentina e Raphael Gemal em Feira livre. Com o grande violonista Zé Paulo Becker, do excelente Trio Madeira Brasil, traz Sobre as mãos que soma a luxuosa participação do piano de João Donato.

Edu Krieger traz composições inspiradas como Feira livre, Galileu, Ela entrava, Desestigma e Quando ela ri. Retoma o namoro virtual com Graziela, sucesso da década de 90 do grupo de forró Paratodos, formado por ele. Dialoga com a gaita de Rildo Hora em A mais bonita de Copacabana, que conta a história de uma moça que promete o mundo quando pede a grana / Mas depois, sacana, não está nem aí.

Apesar de ter seu nome geralmente ligado ao samba, a música de Edu Krieger não se limita em rótulos. No novo CD o compositor navega por bolero e ritmos nordestinos. Na faixa-título, que abre o disco, a guitarra de Fabiano Krieger dialoga com o cavaquinho de Alessandro Cardozo. Já em Quando ela ri a programação de ritmos de Lucas Marcier casa com o violão de oito cordas do compositor. Krieger termina o disco brincando com o carnavalesco samba (anti-) exaltação em Serpentina: Adão e Eva, cansados de uma vida vã / Queimaram erva e comeram bolo de maçã.

Chegando a quinta colocação na lista dos 10 Melhores Cantores dos Últimos 10 Anos, Edu Krieger se firma como um dos maiores compositores em atividade no país compondo uma obra que é fonte rica para intérpretes antenados com a boa música produzida no país. Seu nome não é mais novidade, mas merece ser sempre mais ouvido e comentado. Correnteza leva esse recado. Cantado e idolatrado por Maria Rita e Roberta Sá, Edu Krieguer deixa sua assinatura como um dos melhores cantores de todos os tempos, lançando discos competentes e originais e dando a verdadeira identidade da Música Popular Brasileira, perdida há alguns anos pelo setor masculino.



Quinto Lugar: Edu Krieguer

Os 10 Melhores Cantores dos Últimos 10 Anos

Marcelo Teixeira

Nenhum comentário: