quarta-feira, 20 de junho de 2012

Terceiro lugar: Thiago Pethit - Os 10 Melhores Cantores dos Últimos 10 Anos


Thiago Pethit: terceiro lugar
Romântico ou melancólico? Triste ou emotivo? Sentimental ou um alegre disfarçado? É difícil diagnosticar o perfil de Thiago Pethit, um dos cantores mais conceituados surgidos nos últimos anos no cenário da MPB. Suas músicas são de uma atmosfera ambientada numa tristeza fria e singela e isso fica ainda mais evidente na voz da cantora Tiê, sua parceira e amiga de longa data. Thiago foi eleito em 2011 pelo jornal britânico The Guardian um dos mais promissores artistas pelo mundo e traz a simplicidade de suas letras. Com elogios frequentes da crítica brasileira, Pethit foi apontado por Caetano Veloso como destaque entre os nomes da atual música brasileira. No VMB (Vídeo Music Brasil), saiu vencedor na categoria aposta MTV 2010.

Com formação em artes cênicas, Pethit estudou canto e composição de tangos em Buenos Aires. Ele lançou seu primeiro álbum, Berlim, Texas, em março do ano passado, com 11 faixas totalmente autorais. Sua discografia inclui ainda a EP Em Outro Lugar (2008) e o single Fuga No 1 (2009).

Thiago Pethit foge de rimas elaboradas e termos rebuscados em suas letras, sempre com frases e palavras confessionais e diretas. A construção musical acompanha o clima de simplicidade das letras, que podem ser em português, inglês ou francês, com performances acústicas analógicas, sem interferências de bases eletrônicas. Por isso mesmo, em abril de 2010, Pethit foi uma das atrações do Fashion Rio, tocando ao vivo a trilha do desfile da grife Espaço Fashion, o que lhe rendeu o título de It Boy pela Revista Time Out, tornando-se queridinho dos fashionistas.

Thiago Petit é um artista que parou de esperar até que alguma gravadora fizesse uma proposta indecente de contrato e decidiu bancar do próprio bolso as despesas para produção e distribuição de seu álbum. A empreitada parece ter alcançado êxito, pois o cantor continua recebendo elogios da crítica e lota shows no Brasil e em festivais internacionais. E é com este mérito de cantor independente que Thiago Pethit chega ao terceiro lugar como um dos melhores cantores surgidos nos últimos 10 anos no cenário da música popular brasileira.



Terceiro Lugar: Thiago Pethit

Os 10 Melhores Cantores dos Últimos 10 anos



Marcelo Teixeira

Nenhum comentário: