sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Memorial Clara Nunes


 

Justa homenagem à Guerreira
Foi inaugurado em Minas Gerais recentemente, mais precisamente em agosto deste ano, 2012, o Memorial Clara Nunes, um evento em que reúne todo o acervo cultural que a grande cantora prestou durante seu tempo de exercício musical para o Brasil e para o mundo. Um acervo digno de muita qualidade, fotos espalhadas por todo o canto, a benção dos orixás, as roupas, utensílios e tudo o que a guerreira utilizou em shows. Um grande passo para que todos nós possamos reverenciar e lembrar da cantora que foi legitimamente brasileira e brilhantemente humana. Clara Nunes é hoje uma das cantoras que viraram cult, tamanha a sua popularidade nos dias recentes. Sua marca registrada era a voz. Seu espelho d’água eram os amigos. Sua presença era uma fonte de luz iluminada para muitos e Clara era uma cantora que gostava de conhecer o que era novo sem se esquecer do que era passado. Este espaço fica em Caetanópolis, cidade a qual a cantora nasceu e é presidida pelo sobrinho de Clara, o competente Márcio Guima e por outra guerreira, Neide Pessoa.

Lembrar e cultivar a imagem e memória de Clara Nunes é um dos projetos que o Memorial Clara Nunes tenta levar às pessoas. O espaço é muito cultivado por amigos e fãs que viajam até o estado para sentir a presença da grande interprete. Clara, que era motivo de alegria, transformou o espaço em um antro de calmaria, beleza e altitude. O jornalista e escritor Vagner Fernandes, autor da primeira e brilhante biografia da escritora, Clara Nunes – Guerreira da Utopia, fez inúmeras palestras para demonstrar o quão Clara faz falta nos dias de hoje com sua musicalidade, sua mineirice e sua simpatia. A irmã de Clara, Dindinha, é uma das pessoas que mais se organizaram para que o projeto viesse à tona e devemos muito a ela pelo fato de todos os pertences da cantora estarem ali, presentes à altura dos fãs, de pessoas que queriam ter encostado um pouco na Clara guerreira ou por pessoas que nem chegaram a acompanhar seu maravilhoso trabalho.

Ana Vieira, dona do maior blog em respeito à memoria de Clara, é uma das mais felizes em relação à este espaço e ajudou a divulgar pelas redes sociais o tamanho da grandiosidade que isto representa. Seu blog é um dos mais criativos e interativos com relação à cantora e vale a pena estar sintonizado a cada atualização da página. Segue o endereço do blog de Aninha Vieira: www.claranunesdeusadosorixas.blogspot.com

Clara Nunes morreu precocemente e deixou um legado e um vazio imenso na música popular brasileira e por mais que várias cantoras a imitem, por mais que suas músicas sejam regravadas e por mais que as velhas cantoras tentam copiar suas cores de cabelos e suas vestimentas, Clara será única, exclusiva, brasileira digna de respeito e, acima de qualquer coisa, guerreira.

Nós agradecemos pelo Memorial Clara Nunes.

 

Serviço

MEMORIAL CLARA NUNES

Endereço: Rua Fernando Lima, 250, Centro, Caetanópolis, Minas Gerais

Funcionamento: quinta e sexta-feira, das 14h às 18h; sábado e domingo, das 9h às 18h.

Ingressos: R$ 5 (inteira) e R$ 2,50 (meia-entrada).

Informações: (31) 3714-6702.

2 comentários:

Marlon Silva disse...

Só uma ratificação: o espaço não é e nunca foi presidido pelo Marcio Guima e, muito menos, pela Neide Pessoa. Eles não tiveram nada a ver com a montagem do Memorial.
Att.,
Marlon Silva - curador do Memorial Clara Nunes

Marlon Silva disse...

Só uma retificação: o Memorial Clara Nunes não é e nunca foi presidido pelo Marcio Guima e, muito menos, pela Neide Pessoa. Eles não tiveram nada a ver com a montagem do Memorial.
Att.

Marlon Silva - curador do Memorial Clara Nunes