segunda-feira, 5 de novembro de 2012

E Preta Gil insiste...


A instistência de Preta na música
A cantora Preta Gil já teve o seu momento de glória no cenário musical brasileiro e hoje suas canções não vingam mais como antigamente. A filha mais ilustre de Gilberto Gil até que tentou emplacar mais sucessos como as do primeiro disco, mas isso não está sendo mais possível. A bem da verdade, a voz de Preta não agrada muito e o repertorio que era pop se tornou pop-nojo, uma miscelânea de sons e ritmos que mais se aproxima das americanas do que das brasileiras. E Preta Gil insiste em cantar, emplacar ao menos uma canção, mas isso só será possível quando ela tirar as máscaras, retirar a burca e se ver despida dessa musicalidade que a acompanha nos dias de hoje. Infelizmente, a voz fanha e esganiçada da cantora não consegue angariar mais ouvidos prazerosos por um bom som.

Preta Gil só conseguiu ser uma cantora graças ao pai, o sensacional Gilberto Gil. Se não fosse esse pequeno grande detalhe, a cantora estaria a mingua procurando gravadoras e levando muitos nãos na cara. Tendo o primeiro efeito consagrado, Preta conseguiu um grande êxito ao lançar seu primeiro disco, ser tema de novela, ser alçada ao sucesso rápido e fantasmagórico e hoje ser um produto improdutivo da grande mídia. Suas músicas realçam aquilo que não nos importa mais.

Insistência. Gosto da cantora Preta Gil, até ouvi seu primeiro disco, suas primeiras canções. Gostei do resultado, embora as regravações fossem as melhores. Gostei do conjunto da obra de seu primeiro álbum: leve e descontraído, simples e corajoso, preta e gil. A cantora rapidamente passou de cantora a fantoche de programas de quinta categoria e seu domínio fácil perante as câmeras a levou a funcionar como atriz, cujo por vezes se saía melhor que cantando. Logo seus outros discos passaram a ser esquecidos ao serem lançados e ali começava um pequeno ostracismo, que só não se tornou maior porque o sobrenome pesa. Mesmo assim, Preta Gil insistiu e mesmo lançando discos que muitos não tem conhecimento, ela já carrega alguns trabalhos nas costas.

Seja como for, Preta Gil, a cantora que insiste, continua trilhando ora pela música, ora pelas artes cênicas, ora pelos programas de auditório, ora pelos palcos da vida, ora pelas frases de impacto, ora pela insistência de aparecer de qualquer via de fato.

 

E Preta Gil insiste

Marcelo Teixeira

Nenhum comentário: