quinta-feira, 8 de novembro de 2012

De Olho Neles: a beleza de Simone Guimarães


A bela cantora Simone Guimarães
A música regional brasileira tem um grande nome de peso, além de Renato Braz e quem assume este lugar é uma das cantoras mais promissoras a meu ver, que tem uma excelente carreira, uma bela voz e, de quebra, é uma das compositoras mais contemporâneas da atualidade. Seu nome é Simone Guimarães. Detentora de dois grandes discos na música popular brasileira, Simone é uma das cantoras mais autenticas da indústria fonográfica, tendo participações importantes em discos sensacionais e com uma carreira maravilhosa. Violonista, a cantora mantem um estilo único no cantar e consegue transmitir em poucos versos sobre o que há de mais belo em suas canções.

Simone já participou do disco Pietá (2002), de Milton Nascimento, que contou também com a participação da bela cantora Marina Machado, e com a filha ilustre de Elis Regina, Maria Rita. Seu disco a que tive acesso primeiramente foi o sensacional Virada Pra Lua (2001), que é de uma brasilidade tamanha, que fica impossível não dizer que Simone Guimarães é uma cantora genuinamente brasileira. Com participações especiais de Milton Nascimento e Guinga, o disco traz treze belas canções muito bem distribuídas entre as ricas composições de Simone assinando sozinha ou na companhia de letristas como Sérgio Natureza, Cristina Saraiva e Kiko Continentino. Logo depois veio Casa de Oceano (2003) e aqui temos a maior das riquezas que uma cantora até então desconhecida do grande público pôde nos oferecer: com participação de Maria Bethânia, Jaime Alem, Francis Hime, Guinga, Nair Cândia, o disco sai pela Biscoito Fino em grande estilo.

No disco de Leila Pinheiro, Nos Horizontes do Mundo (2005), a música Vem, Amada brilha com tamanha doçura, que consegue nos satisfazer, através de pequenos trechos, sobre o amor. Já no disco Receita – Sandra Duailibe Voz e Piano (com Leandro Braga), Simone tem a tiracolo o grande compositor Francis Hime e a letra caprichosa da compositora em Te Amo Sem Fim, denota a capacidade excepcional que ela tem.

Com um refinamento ímpar, Simone Guimarães entrou em minha vida musical de uma maneira tamanha que não consigo parar de ouvi-la. Sua voz é única, sentimental. E é por isso que o De Olhos Neles de hoje trás a doçura, a beleza e toda a sensibilidade de uma das maiores cantoras regionais e brasileiras que este Brasil ainda precisa conhecer. E prestigiar!

 

De Olho Neles / Simone Guimarães

Marcelo Teixeira

Nenhum comentário: