quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

As emoções e singelezas de Tiê


Tiê é nome de pássaro. Mas não é um pássaro qualquer. É um pássaro encantador, com um sibilar enfeitiçador e que voa como se estivesse tentando juntar corações apaixonados. Tiê! E sua cor é tão vibrante, tão cintilante, tão arrebatador e tão marcante, que passou a ser chamado de Tiê Sangue. Ele é vermelho como o coração, que tenta juntar os apaixonados em lados opostos. Tiê é um pássaro raro, um passarinho tímido, modesto, diferente.
Tiê é nome de cantora. Mas não é uma cantora qualquer. É uma cantora encantadora, com uma voz enfeitiçadora e que canta como se estivesse tentando juntar corações apaixonados. Tiê! E sua voz é tão vibrante, tão cintilante, tão arrebatadora e tão marcante, que todos param para ouvi-la durante horas. Tiê canta com o coração, com a alma e faz juntar apaixonados em lados opostos se sentirem atraídos. Tiê é uma cantora rara, uma cantora tímida, modesta e diferente.
Tiê e eu pós show na Livraria Cultura, 2011
Ouvir Tiê não é tarefa fácil. Lançou dois maravilhosos discos, com temáticas diferentes, mas com o mesmo propósito: falar de amor. A crítica aprovou seus dois discos e ela cativou multidões de fãs pelo mundo afora, inclusive tendo público mais do que fiel aqui no Brasil. Seus shows são marcados por emoções, vibrações positivas e gente elegante e fina. No palco, uma certa Tiê tímida e desajeitada, porém lindamente trajada e maquiada, canta suas canções e regravações do passado. Uma cantora diferenciada.
Tive o privilégio de estar perto de Tiê. E de poder falar em seu ouvido o quão suas músicas me trazem tranquilidade, paz interior, emoção e uma sensação de felicidade. Ela falou frases que me deixaram contente, emocionado, no êxtase da minha ansiedade e carinho. Frases essas que só quem estava comigo sabe e que me deixou radiante ate hoje. Esse show, na Livraria Cultura do Shopping Morumbi, ocorreu no dia 13/08/2011 (e eu, que sou supersticioso com o número 13, assim como Clarice Lispector, temendo dar tudo errado, pude constatar que não deu e esqueci, por algumas horas, que era o dia 13!).

O primeiro disco: melancólico
Tiê tem dois discos lançados. Sweet Jardim (2009, Warner Music, 24,99) é uma espécie de boas vindas ao público seleto e é a partir deste disco que muitos podem ou não seguir a carreira magistral dela. Por quê? Porque neste disco, Tiê demonstra suas forças para um sentimentalismo puro, magistralmente carregado de anseio. Mas por outro lado, podem se encantar com a voz angelical, doce, pura e satisfatória dela. Tiê canta músicas que vem da alma, do coração e neste seu primeiro disco está a prova de que música com qualidade, respeito e emoção é a maior prova de sucesso. Todas as músicas são luminosas, elaboradas e perfeitas. A voz de Tiê encanta ainda mais nas músicas de abertura, Assinado Eu e na seguinte, Dois. Mas Chá Verde foi a música que caiu no gosto popular e é a canção mais pedida. A Bailarina e O Astronauta é a música mais triste e claro que não poderia faltar, em seu disco de estreia, a participação honrosa de um medalhão da MPB: Toquinho, amigo pessoal de Vinícius de Moraes, morto em 1980.

Tiê explica o próprio nome na música Passarinho: “Quando mamãe olhou pra mim, ela foi e pensou que um nome de passarinho me encheria de amor, mas passarinho se não bate a asa logo pia”. É Tiê, portanto, o pássaro da capa.

O segundo disco: mais alegre
Em A Coruja e o Coração (2011, Warner Music, 24,99), Tiê se solta mais e se mostra uma cantora versátil, engraçada, ainda tímida e sensível. Ela se permite ousar, abusar de canções engraçadas e alegres. A capa é de uma sofisticação singela, o que é a matriz de Tiê. As músicas são curtas, o que dá a sensação que onze faixas é pouco. E até uma música brega, chata e enjoada – Você Não Vale Nada - Tiê regrava nesse disco, mostrando o que há de belo por trás desta canção. É um disco que remete ao primeiro e a música Te Valorizo de Sweet Jardim é a continuação de Te mereço de A Coruja e o Coração.


A sensibilidade é o mote de Tiê. Ela simplesmente quer que você a ouça atentamente. Mas ouça com atenção recíproca, como se fosse seus últimos minutos de vida. Logo que acabar de ouvir o primeiro disco, pule para o segundo. Terminou o segundo, volte para o primeiro ou selecione qual disco quer ouvir e posso dizer com todas as palavras: você ficará de queixo caído com tamanha singeleza e respaldo com a qual Tiê prestigia a música popular brasileira, lançando dois discos a altura de uma grande estrela da música popular brasileira.

Dez Estrelas para Sweet Jardim e A Coruja e o Coração.
Marcelo Teixeira.

Nenhum comentário: