sábado, 24 de dezembro de 2011

Especial Ivete, Caetano e Gil: uma grata surpresa

O Especial de fim de ano de 2011 teve uma inovação. A cúpula da Tv Globo aderiu a MPB e colocou em um mesmo palco três baianos que cantam e encantam o Brasil. Ivete Sangalo, rainha do axé, tirando o posto que antes era ocupado por Daniela Mercury, Caetano Veloso, que anda fazendo parcerias com vários cantores (Roberto Carlos e Maria Gadú) e Gilberto Gil, o pai de Preta e marido de Flora e dono de sucessos diversos. Reunir os três cantores no palco foi uma das promessas de angariar a audiência e manter a liderança da emissora, o que parece que deu certo. Alguns erros e outros acertos foram apresentados, mas ao final o Especial Ivete, Caetano e Gil foi um sucesso.
A bem da verdade, o especial contou com a participação intuitiva e criativa de Chico Buarque, pois suas músicas também foram cantadas pelo trio. Tratava-se do amor às mulheres sofridas, do amor reprimido, da separação, das mulheres fortes e decididas e, para isso, foi cantada músicas como Atrás da Porta, grande sucesso de Elis Regina e Olhos nos Olhos, estrondoso sucesso na voz de Maria Bethânia, irmã de Caetano.


A plateia foi composta por artistas globais, o que deixou o programa com um tom comercial e propagandístico demais. Gilberto Gil estava mais animado e cantarolava com Ivete, a homenageada da vez. Mas o que estava passando na cabeça de Caetano Veloso, que estava desmotivado, triste e parecia cansado?
Mas o especial merece aplausos e logo o mais provavelmente virá a se transformar em CD. A plateia se emocionou quando Ivete cantou a música de Chico Buarque, Atrás da Porta, juntamente com Gilberto Gil, que não segurou as lágrimas e Caetano Veloso, que tentou, mas derramou as lágrimas com um certo medo.
Com acertos ou erros, o Especial Ivete, Caetano e Gil foi um dos achados da emissora. Praticamente todos os anos são apresentados programas sem nexo de sertanejos ou grupos de pagode sem fundamentos para o grande publico. Apostar na MPB nos dias de hoje é arriscar contra a própria sorte. E o programa foi sensacional.
Eles encantaram, emocionaram, se divertiram, choraram, riram e cantaram os maiores sucessos que a música popular brasileira já produziu. Com um especial desses, sentimos aquela sensação de que estamos satisfeitos com o cancioneiro dos baianos Gil e Caetano. Mas ao fecharmos os olhos, temos a nítida sensação de que a Bahia é logo ali, virando a esquina.


Músicas cantadas no programa
·        A Novidade (Gil + Ivete) – Gilberto Gil
·        Toda Menina Baiana (Gil + Ivete) – Gilberto Gil
·        O meu amor – Chico Buarque
·        Tá combinado (Ivete) – Caetano Veloso
·        A Linha e o Linho (Gil Solo) – Gilberto Gil
·        A Luz de Tieta – Caetano Veloso
·        Tigresa (Caetano + Ivete) – Caetano Veloso
·        Você é Linda (Caetano Solo) – Caetano Veloso
·        Atrás da Porta (Ivete) – Chico Buarque
·        Super Homem a Canção (Ivete, Gil e Caetano) – Gilberto Gil
·        Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim (Ivete + Caetano) – Ivete Sangalo
·        Olhos nos Olhos (Ivete Solo) – Chico Buarque
·        Drão (Gil + Caetano) – Gilberto Gil
·        Dom de Iludir (Gil Solo) – Caetano Veloso
·        Amor até o Fim (Ivete + Gil + Caetano) – Gilberto Gil

Nenhum comentário: