segunda-feira, 8 de abril de 2013

A volta de Alexandre Pires ao Só Pra Contrariar


Será que ele aguentará a pressão?
Que a carreira de Alexandre Pires não decola mais, disso todo mundo já está sabendo. Saiu do grupo Só Pra Contrariar, que era líder absoluto na década de 1990 e início dos anos 2000 para tentar carreira solo e desandou de vez, assim como a maioria dos líderes de grupos pagodeiros da época, como Netinho, do Negritude Júnior, Leandro Lheart, do Art Popular e Chrigor, do Exaltasamba, entre muitos outros que aderiram a carreira solo. Muitos pararam no decorrer da carruagem, outros foram sendo esquecidos merecidamente, pois não desenvolveram nada artisticamente, mas alguns esforçados tentaram a risca manter-se firme a musicalidade que lhes foi permitida por jabazeiros irresponsáveis.

Alexandre Pires tentou carreira de diversas maneiras: de cantor romântico, brega e neo-sertanejo, todas as tentativas foram irrisórias e cansativas, sem sucesso nenhum. Tentando carreira internacional, o fiasco foi ainda maior, embora tenha cantado para o então presidente americano George W. Bush o Hino Nacional e algumas músicas bossa novistas. Enquanto Alexandre Pires tentava a carreira solo, o grupo que ele deixara no passado, Só Pra Contrariar, vinha com carga nova, tendo a frente o irmão de Alexandre, Fernando, que não tinha carisma algum, não trouxe inovações e, para complicar, o grupo cantava as mesmas canções de quando tinha como líder o cantor que revelara o grupo, Alexandre Pires.

Depois de polêmicas com macacos, louras, canções brasileiras para políticos norte-americanos e tentativas em vão em terras desconhecidas, Alexandre Pires volta ao grupo que o revelou, Só Pra Contrariar, com ternos muito bem alinhados, instrumentos muito bem alinhados, mas com nenhuma novidade, nenhuma música nova e cantando os sucessos de outrora.

Voltar às origens não é nenhuma vergonha, afinal, com tantos altos e baixos, nada melhor que tentar alavancar o nome do grupo, mas são resquícios de que algo de errado aconteceu. Afinal, a ganância de Alexandre em tentar carreira solo, deixando um grupo sólido, fez com que o mesmo entrasse em vários conflitos e enrugando o som, a qualidade e a imagem de todos. Alexandre Pires está mais velho e não está com cara de quem está feliz retornando ao grupo, cantando as mesmas músicas. O pagode tenta resistir ao tempo e tenta voltar às suas origens, que é trazendo seus líderes de volta.

Mas a volta de Alexandre Pires talvez tenha um propósito: demolir a hegemonia de Thiaguinho, que vem brilhando maravilhosamente bem sua trajetória depois da bem sucedida carreira no Exaltasamba e de Péricles, que também teve uma história marcante no mesmo grupo e que hoje trilha um caminho inverso, com muitos aplausos e carinhos do público.

Trazer Alexandre Pires de volta ao Só Pra Contrariar foi um dos pesos mais complexos que a indústria da música pode carregar. Veremos se o grupo resistirá ao tempo, se irá trazer alguma novidade futura ou se será alguma fase passageira (a qual eu acho) e eu estarei aqui, sentado e de camarote, tentando visualizar o que realmente aconteceu para tamanho desastre musical.

 

A volta do Só Pra Contrariar

Marcelo Teixeira

 

3 comentários:

Maclaud disse...

como tu me coloca isso num blog cara,a volta do alexandre pro Só pra contrariar é só pra estragar a carrera do thiaguinho,pericles,bah mas como tu comenta e sabe dos negocios hein,tudo que ele fez pelo mundo na carrera internacional foi tudo brega,fiasco pra vc.Ta de parabens cara.sabe muito (Y)

Anônimo disse...

Mas como escreve besteira!!!

Cristian disse...

na moral....isso tudo q ele escreveu sobre alexan dre....foi uma pura besteira.....alexandre pode não estar fazendo sucesso....mas faz Show que nem uma peste e lota os lugares onde passa ainda!!