sexta-feira, 5 de abril de 2013

Na onda dos Novos Baianos


O quarteto baiano e original
Os Novos Baianos é uma banda excepcional, que além de ter um talento imenso para rock de todos os jeitos, consegue unir este rock aos ritmos baianos como o samba e o chorinho, às vezes até o frevo, de forma fantástica. Em meio à guitarras elétricas, pandeiro, letras singelas ou muito loucas (mas ambas muito bacanas) e vocais maravilhosos da Baby, do Paulinho e do Pepeu, os Novos Baianos conseguem passar uma leveza, um despojamento e uma simplicidade quase infantil que não se vê em outras bandas, eles passam a essência baiana, e isso torna ainda mais fantástico o som deles. Os Novos Baianos são mais do que uma banda, são uma família, é muito bacana observar as capas e os encartes dos discos deles pois podemos ver inúmeras crianças e bebes, filhos deles, eles eram uma comunidade, moravam juntos, tocavam juntos, viviam em grupo, e talvez por isso façam um som tão acolhedor.

Só o fato de a banda ter uma pessoa que não toca e não canta, apenas faz as letras, o Galvão, já é um diferencial muito interessante, assim como outra pessoa que intriga e merece destaque que é a excêntrica Baby Consuelo. Com um jeito muito louco, uma voz maravilhosa e uma personalidade muito figura, a Baby tem ainda mais prestígio comigo do que a Rita, pois não faz qualquer esforço para ser uma pirada muito leve, muito legal. Foi muitos anos casada com o Pepeu e é legal comentar a forma como se conheceram, já que foi bem... diferente:

Diz Pepeu que andava pelas ruas de Salvador com a turma que veio a se tornar a banda quando viram um brilho na testa de uma garota que também andava pela rua. Ao se aproximarem viram que o que brilhava era um espelho que a garota amarrara na testa, essa garota era Baby, que diz que amarrou o espelho para que as pessoas se vissem dentro da cabeça dela.

Os Novos Baianos é uma fenomenal e graças a Deus lançou muitos discos bons e maravilhosos e vale a pena ouvir todos eles, sem cansar a memória e aprimorando seu gosto musical.

 

Os Novos Baianos

Marcelo Teixeira

Nenhum comentário: