sexta-feira, 13 de abril de 2012

Pietá, de Milton Nascimento: excelente


Pietá, excelente disco
Em forma e conteúdo, Pietá (2003 / WEA / 37,99) representa um grande passo à frente na carreira de Milton Nascimento, que corria o risco de, no início de terceiro milênio, ficar para trás em termos de criatividade na comparação com os outros medalhões da MPB, igualando a João Bosco, que veio com um excelente disco à sua altura. Recorrendo ao espírito do Clube da Esquina original, Milton cercou-se de jovens talentos e soube usar essa juventude para revitalizar sua música. O resultado é seu disco mais vigoroso desde muitos anos; talvez, desde o último Clube da Esquina, de 1978.
Deixando sua natural afinidade com sonoridades como o pop e o jazz soarem fluídas, nas mãos do arranjador Eumir Deodato (que trabalhou com o cantor nos anos 60), Milton concentra-se no canto, com ótimos resultados. A integração com os novatos (alguns nem tanto) também ficou espontânea, sem costuras. No topo disso tudo, uma saudável disposição para não se repetir, mesmo ao repisar estilos de composição e ritmos já familiares para os conhecedores de sua carreira.
Marina Machado
Muito já se falou a respeito da participação de Maria Rita Mariano, filha de Elis Regina, no disco, e realmente a moça brilha nas três canções que Milton consagra a ela em Pietá. Em especial, Voa Bicho, pérola quase saltitante na qual a jovem arrepia pela semelhança entre sua voz e a de sua mãe. Mas no doce dueto de Tristesse é que Maria Rita atinge o momento de maior beleza, envolta em macio arranjo de Deodato, a bordo de cello e sopros. É bom reafirmar, no entanto, que nem só de Maria Rita e Eumir vive o disco. As duas outras convidadas de Milton, Simone Guimarães e Marina Machado, fazem igualmente bonito, substituindo o frescor intuitivo da filha de Elis pela segurança e experiência.
Simone Guimarães
Beleza e Canção, com Simone, e Casa Aberta, com Marina, as melhores intervenções de cada uma das vocalistas, são a prova disso. A sós, Milton brilha como intérprete e liquida a fatura eficaz como compositor, escorado no refinamento instrumental de Deodato (A Lágrima e o Rio) ou não (como nas mais despojadas e pop Às Vezes Deus Exagera e Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor). Num clima de revisita ao Clube da Esquina, Bituca não se deixou ficar olhando velhos álbuns de retratos e tocou o barco em frente.
O disco Pietá representa um marco na sua carreira. No contexto das novidades e promessas da MPB, estilo que na ocasião do lançamento do disco já vinha dando os primeiros passos na direção do trono do mercado musical brasileiro, Milton soube aproveitar as novas tendências sem perder seu estilo. O disco carrega a dose exata de criatividade que permitiu ao cantor e compositor continuar figurando, de forma original e própria, entre os grandes nomes da MPB.
Maria Rita Mariano
O resultado é um som leve, sutil e disposto a não se repetir, ainda que conserve características próprias que fazem parte do estilo do autor. Um bom arranjo misturado a belas e intuitivas vozes só poderia ser receita de sucesso. Milton Nascimento mostrou-se com esse disco um compositor que olha pra frente, sem deixar pra trás a qualidade da boa música, a sutileza dos bons arranjos e a qualidade das novas vozes que começavam a embalar o cenário musical de uma nova época e que hoje já são exemplos do mais bem vindo sucesso!

Faixas

Milton Nascimento
·       1 - A feminina voz do cantor (Milton Nascimento, Fernando Brant) Voz: Milton Nascimento
·       2 - Casa aberta (Chico Amaral, Flávio Henrique) Voz: Marina Machado / Milton Nascimento
·       3 - Beleza e canção (Milton Nascimento, Fernando Brant) Voz: Simone Guimarães / Milton Nascimento
·       4 - Tristesse (Telo Borges, Milton Nascimento) Voz: Maria Rita / Milton Nascimento
·       5 - Quem sabe isso quer dizer amor (Márcio Borges, Lô Borges) Voz: Milton Nascimento
·       6 - Imagem e semelhança (Kiko Continentino, Milton Nascimento, Bena Lobo) Voz: Marina Machado / Milton Nascimento
·       7 - A lágrima e o rio (Wilson Lopes, Milton Nascimento, Ricardo Nazar) Voz: Milton Nascimento
·       8 - Voa bicho (Telo Borges, Márcio Borges) Voz: Maria Rita  / Milton Nascimento
·       9 - Outro lugar (Elder Costa) Voz: Milton Nascimento
·       10 - Às vezes Deus exagera (Bruno Nunes) Voz: Milton Nascimento
·       11 - Cantaloupe Island (Herbie Hancock) Voz: Milton Nascimento
·       12 - Pietá (Chico Amaral, Milton Nascimento) Voz: Milton Nascimento
·       13 - Beira-mar novo (Folclore do Vale do Jequitinhonha) Voz: Milton Nascimento / Meninos de Araçuarí
·       14 - Os Meninos de Araçuaí (Telo Borges, Milton Nascimento) Voz: Milton Nascimento
·       15 - Boa noite (Chico Amaral, Milton Nascimento) Voz: Simone Guimarães / Milton Nascimento
·       16 - Vozes do vento (Kiko Continentino, Milton Nascimento) Voz: Marina Machado / Simone Guimarães / Maria Rita / Milton Nascimento

 Nota 10
Pietá / Milton Nascimento
Marcelo Teixeira

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