quarta-feira, 4 de abril de 2012

O novo disco de Céu: ótima viagem musical




Caravana Sereia Bloom: ótimo disco
O terceiro disco da cantora CéU, Caravana Sereia Bloom é totalmente diferente do primeiro, CéU (2005), que tinha muitas experimentações voltadas a tradicional MPB e muito próximo de Vagarosa (2009) no quesito sonoridade e ritmos diversificados, como o haitiano e o jamaicano. Mas o novo disco de CéU, Caravana Sereia Bloom (2012 / Universal Music / 25,99) é, acima de tudo, um estilo diferente na arte de se fazer musica no Brasil. Mesclando ritmos e estilos não encontrados em outra cantora brasileira, CéU conseguiu fazer um disco com tanta desenvoltura e musicalidade, que fica difícil não dizer que ela é uma cantora merecedora de méritos. Com este novo disco, ela realça ainda mais seu brilho como musicista e também como compositora competente que é.

O disco abre com Falta de Ar, uma canção perfeita e que martela em nossa mente, tanto em ritmo quanto em melodia. A letra de Gui Amabis (marido de CéU) é tão caprichada e simples, que fica impossível não cantarola-la diversas vezes. A batida desta música é única e o refrão em marte eu vou descer é divertido pacas. Amor de Antigos é uma canção bonita e talvez a mais caprichada de todo o disco, tanto em harmonia como em sensação de clima jamaicano. Asfalto e Sal também nos trás aquela sensação de que a música haitiana entrou definitivamente para o comportamento de CéU, que junta com a sonoridade brasileira, transformando a canção na mais pura beleza. Retrovisor é uma canção de amor reprimido, partido e que tem uma mensagem cortante.

Contravento é ótima e talvez a melhor faixa do disco. Nesta música, CéU reinventa a forma de cantar sustenidamente e ainda por cima recria a velha forma de rimar sem pecar. Palhaço, grande composição de Nelson Cavaquinho e cantada com estrondoso sucesso por Clara Nunes na década de 70, faz de CéU uma cantora única: brilhantismo e romantismo em uma canção que merece destacamento pela mensagem simplória e rica ao mesmo tempo. A interpretação de CéU ficou magnífica. Baile de Ilusão e Chegar em Mim são estilos haitianos com levada brasileira, mais parecendo um hip hop ou um suingue mais requintado e que não deixam a desejar no disco.

Como em todos os seus outros discos, CéU canta algumas faixas em inglês e, mesmo ela jurando que não pensa no mercado internacional, suas músicas são todas belas regravações de canções muito conhecidas lá fora. Em 2009 foi considerada pela revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes de 2009, vendendo mais de 25 mil cópias na Europa e, 100 mil nos Estados Unidos. Em Caravana Sereia Bloom, o teclado jazzista cede lugar a um tecladinho mais fuleiro, como ela mesmo define, e toda a ginga africana é substituída pelo brega – forte influência do guitarrista Fernando Catatau, que ainda integra a sua banda, dando um ar de nordestinidade ao álbum, o que não faz perder sua magia. Tudo isso sem esquecer da pitada de malemolência, que tanto lhe é peculiar.

Caravana Sereia Bloom deixa no retrovisor o suingue quebrado da estreia homônima e a psicodelia dub de Vagarosa e dá lugar a mais guitarras e um clima norte-nordestino brasileiro. O disco abre, logo de cara, com uma canção robertiana, meio jovem guarda. Falta de Ar é rock, mas com uma malemolência que só a paulistana parece alcançar. A leve mudança de sonoridade trouxe novidades para o público: CéU se firma como uma das melhores e magistrais cantoras de todos os tempos. Inclusive do seu próprio tempo.



Faixas

·       1 - Falta de Ar (Gui Amabis)

·       2- Amor de Antigos (Céu)

·       3 - Asfalto e Sal (Céu / Gui Amabis)

·       4- Retrovisor (Céu)

·       5- Teju Na Estrada (Gui Amabis)

·       6- Contravento (Lucas Santtana / Gui Amabis)

·       7 - Palhaço (Nelson Cavaquinho / Oswaldo Martins / Washington)

·       8 - You Wont’t Regret It (Lloyd Robinson / Glen Brown)

·       9 - Sereia (Céu)

·       10 - Baile de Ilusão (Céu)

·       11 - Fffree (Céu)

·       12 - Streets Bloom (Lucas Santtana)

·       13 - Chegar em Mim (Jorge Du Peixe)



Nota Dez

Caravana Sereia Bloom / CéU



Marcelo Teixeira

Nenhum comentário: