segunda-feira, 30 de abril de 2012

Marina Wisnik: surpresa na MPB





A cantora Marina Wisnik
Ela é filha do escritor, poeta, compositor, intelectual, cantor e artista qualificado José Miguel Wisnik, que teve suas canções imortalizadas nas vozes de Zizi Possi, Zélia Duncan, Mônica Salmaso, Virgínia Rosa e isso para ficarmos nas grandes cantoras. Seu nome é Marina Wisnik, uma cantora tão refinada e qualificada quanto o pai. Escritora, Marina Wisnik formou-se em Letras e encontrou na música seu caminho mais delicado para soltar sua bela voz, capaz de nos hipnotizar a cada verso cantado.

Na Rua Agora (2012 / Circus Produções), com produção de Marcelo Jeneci e Yuri Kalil, só está disponível pela internet por enquanto, mas a qualidade musical está acima de qualquer suspeita. Dona de um carisma incrível, Marina vem conseguindo impor seu estilo musical nas redes sociais e a quantidade de pessoas que estão indo atrás de seu trabalho é respeitável. No Site Musicoteca (www.musicoteca.com.br/marinawisnik), você consegue baixar todo o disco e se arrepiar com músicas de altíssimo nível. Vale lembrar que logo o mais o disco estará à venda nas melhores lojas do segmento fonográfico e assim que sair do forno, o Mais Cultura! divulgará em primeira mão.

O que torna irresistível o trabalho de Marina é a técnica vocal e as letras muito bem compostas, com um início, meio e fim. Marina sabe o que canta e interpreta suas próprias canções com um certo intimismo e uma delicadeza profunda, deixando nítido que ela veio para ficar. Seu disco de estreia contêm onze faixas e é a mais pura e verdadeira MPB.

O romantismo aflora em Na Rua Agora e na maioria de suas faixas o som que Marina produz é diferente do que há disponível hoje na chamada nova MPB. As músicas são singelas, puras, doces, ingênuas e de alcance único. E isso faz o diferencial entre Marina Wisnik e as demais cantoras. Seu som é sutil e sua musicalidade é simétrica e depurada.

Abrindo o disco, Na Rua Agora, que dá nome ao seu trabalho é uma música alegre, descontraída e contagiante, dando a dimensão da mensagem que Marina transpassa: ela está ali agora, na rua, para mostrar a que veio e que não está somente de passagem. O jogo de vocábulos se manifesta na solene e romântica Deitada em Si, música que brinca com a repetição de palavras e que se transforma numa lindeza do começo ao fim, com suas nuances, dando a sensação de que Marina está cantando bem ao pé do nosso ouvido. Jardim de Inverno é ótima, divertida e a afinação de Marina é perfeita para contar as desventuras de um amor e a diversificação de jardins existentes na vida.

Em Sei lá, a quarta faixa, a voz de Marina soa cristalina, pura e de uma energia magnífica e sensual e talvez seja a melhor faixa do disco. Mar Te Achar tem de tudo um pouco: música cantada com uma certa rapidez, como num jogo de palavras, passando para música falada em versos curtos e em determinado ponto temos a sensação de que estamos defronte ao mar, com suas conchas, suas ondas, a areia por perto, transformando a canção maravilhosamente bela. Mas é em Miragem que a grandiosidade de Marina Wisnik aflora: em meio a uma atmosfera meio mística, meio surreal, sentimos, ao ouvir a canção, uma certa miragem, qualquer miragem, a verdadeira miragem, se fecharmos os olhos ao som de sua suave voz, deixando a música adentrar em nossa pele, nossos poros, nossa alma. A melhor faixa do disco está aqui, dando a dimensão de todo o disco. Esta música tem participação de seu pai, José Miguel Wisnik.


Marina em um show: voz cristalina e doce
Manhã de Manhã é uma canção que foi feita para acordar, com sua beleza, seus versos e sua característica matinal. Veneno é uma música falada, estilo hoje que poucos cantores ousam fazer, talvez temendo que a fórmula esteja ultrapassada ou que soe sem sentimentos, mas o fato é que aqui Marina consegue versar as palavras num ritmo que não se perde no fio condutor da canção. A suavidade da voz doce de Marina aparece também em Dezesseis, música que fala de uma pessoa que pensa a todo instante em alguém e vira do avesso a cada pensamento. Esta música tem uma particularidade: é a única faixa do disco que tem passagens em inglês, cantada por Thiago Pethit.

Primeiro Céu é a música que nos surpreende e mostra toda a versatilidade de uma cantora: aqui, Marina se mostra sutil e agressiva. Sutil nas melodias, na letra da música e nos primeiros acordes, mas a canção vira do avesso e nos revela uma Marina agressiva no sentido roqueiro, com sons eletrônicos, ruídos e muita sujeira boa na canção. Música perfeita para encerrar o disco.

Mesmo chegando tarde ao cenário musical, Marina Wisnik apareceu em um momento que mais precisávamos: a MPB está redondamente perfeita de cantoras boas e de altíssimo calibre e tendo agora Marina em seu casting é agraciar e enriquecer nossa cultura com sua poesia urbana.



Faixas

·       1 – Na Rua Agora

·       2 – Deitada Em Si

·       3 – Jardim de Inverno

·       4 – Sei Lá

·       5 – Mar Te Achar

·       6 – Miragem

ü  Part. Especial de José Miguel Wisnik

·       7 – Manhã de Manhã

·       8 – Fim de Estrada

·       9 – Veneno

·       10 – Dezesseis

ü  Part. Especial de Thiago Pethit

·       11 – Primeiro Céu



Produzido por Marcelo Jeneci e Yuri Kalil



Nota 10

Na Rua Agora / Marina Wisnik

Marcelo Teixeira

Nenhum comentário: