quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Zélia Duncan e um disco intimista.

Zélia Duncan é uma cantora completa, uma compositora versátil e uma artista única. Dona de uma potente voz e de sucessos irreparáveis, a cantora é dona de um respeitável caminho de sucesso, tendo fãs ardentes e calorosas por onde passa. Zélia tem uma coleção de discos maravilhosos e quem pensa que ela só cantou Catedral está muito enganado. Seu disco Intimidade (1996, Universal Music, 22,00) é o melhor de sua carreira, segundo a critica e Zélia é uma das cantoras que mais gravaram músicas do Artista Maldito Itamar Assumpção.

Mas indico o Cd Pré Pós Tudo Bossa Band (2005, Universal Music, 19,99) por ter ali uma diversidade espontânea no cancioneiro de Zélia. Ela mistura todos os ritmos, convida artistas diferenciados ao seu estilo e regrava quatro músicas do grande mestre Itamar. Tem ao seu lado Lenine, Moska, Mart’nália, Frejat, Pedro Luís, Lucina, Alice Ruiz e Lulu Santos. Vai da Bossa Nova ao Samba, passando pelo cancioneiro nordestino e indo parar no sentimentalismo da tristeza embutida na canção Milágrimas (cantada de forma impecável juntamente com Anélis Assumpção).
Um disco para ficar na história. É assim como o classifico. Tem ali toda a sofisticação, toda a riqueza de detalhes, toda a plenitude de frases, todo o conceito de que a beleza do álbum precisava de requintes fundamentais: e Zélia acertou no resultado. As músicas não são enjoadas, cansativas e batidas, muito pelo contrário: Zélia deixa fluir as músicas com naturalidade, com perfeição e entusiasmo. Com uma riqueza no encarte e uma capa perfeita, Zélia nos proporciona momentos de extrema felicidade ao deliciarmos ouvindo a irônica faixa título ou as riquezas de Dor Elegante e do samba partido alto Quisera Eu.
Não tem explicações para designar o quão bom esse disco é. Mas talvez pelas 16 faixas possamos descobrir algo de Zélia ou de nós mesmos ali embutidos, em cada nuance de palavra entrecortada ou em cada minúcia de som harmônico penetrados na melodia.
O fato é que Zélia nos presenteia com um disco a altura de seu talento e nos dá a dimensão do sabor de descobrir tudo sobre pré pós tudo bossa band.
Dez Estrelas.
Marcelo Teixeira.

Nenhum comentário: