sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

As 30 Maiores Cantoras do Brasil


Quem será a maior cantora?
Para ser a maior cantora do Brasil ou estar na lista das 30 maiores cantoras do país, não foi tarefa das mais fáceis. Preparei para o Mais Cultura! uma lista com as 30 maiores cantoras do Brasil de todos os tempos e para que isso fosse possível, foi feita uma seletiva e cansativa (porém honrosa) pesquisa. Enviei perguntas a amigos, desconhecidos e até mesmo nas ruas, enquanto comprava algo ou na fila de banco, na fila do cinema, na espera do metrô, na compra do jornal. Ninguém escapou da minha pergunta: qual a maior cantora do Brasil?  Ouvi de tudo um pouco, desde cantoras fulas e fúteis, até cantoras que eu mesmo fiquei surpreso de que receberia tantos votos. Para isso, fiz uma pesquisa geral sobre todas as candidatas e me apoiei em alguns registros históricos de suas passagens e os motivos pelos quais mereciam tal destaque. Algumas cantoras receberam votos a mais e, por este motivo, passaram de algumas veteranas e vice-versa.

Ser a maior cantora do Brasil não é, definitivamente, algo para ser apontado como uma mera brincadeira. A lista que será apresentada a partir de segunda feira, não terá nenhuma cantora que estiveram entre as 20 melhores dos últimos 10 anos. Motivo: coerência. Mas artigos sobre todas as cantoras, desde as 20 melhores até as 30 maiores, receberão, ao longo deste ano, artigos bem elaborados e que cultivam seus respectivos trabalhos.

Para tanto, a partir de segunda, iremos descobrir aos poucos quais são as 30 maiores cantoras do Brasil de todos os tempos.

 

Marcelo Teixeira.

Nenhum comentário: