segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

25º Maior Cantora do Brasil: Zélia Duncan


Zélia entre as melhores
Zélia entra, definitivamente, para o panteão das maiores cantoras brasileiras de todos os tempos com este disco maravilhoso e meio retro transgressor, se bem me entendem. Ela se transforma em todas aquelas iguanas caleidoscópias já citadas, mas continuando ela mesma em essência, forma e risco. A palavras citadas nesta abertura, são de Hermínio Bello de Carvalho, um anfitrião das estrelas da música popular brasileira, como Clara Nunes, Elizeth Cardoso, entre outras. A cantora e compositora Zélia Duncan, nasceu na cidade de Niterói, que se localiza no estado do Rio de Janeiro, no ano de 1964, com o nome completo de Zélia Cristina Gonçalves Moreira. Começou sua carreira com 16 anos, no ano de 1981, em Brasília, onde ela morava e seus maiores incentivadores foram, sua mãe e sua avó. Nessa década (80), não fez muito sucesso, pois não lançou nenhum disco. Só em 1990, foi que lançou seu primeiro disco, que se chamava, Zélia Cristina – Outra Luz, lançado pela gravadora Eldorado, esse disco não mexeu muito com sua carreira, não fazendo muito sucesso. Mas ele possui faixas de muito boa qualidade, como as músicas Outra Luz e Prove.

Já em 1994, ela lançou seu segundo disco, que se chama Zélia Duncan, lançado pela gravadora WEA. Foi esse disco que lançou Zélia Duncan para o sucesso, principalmente por causa das músicas Catedral, Nos Lençóis desse Reggae e O Meu Lugar. A música Catedral, foi inspirada em uma viagem feita pela cantora a Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes Unidos, em 1991. Ela se inspirou nos desertos que ali se localizam, fazendo então, aqui no Brasil, junto com seu amigo Christiaan Oyens, essa bela música. A música O Meu Lugar foi feita nessa viagem.

Dois anos após o sucesso em 1994 com Zélia Duncan, Zélia lança o álbum Intimidade, em 1996, também lançado pela WEA. Ele é seu segundo disco de sucesso. E o sucesso para esse disco, dedica-se há música Enquanto Durmo que, com o clipe dessa música, foi indicada para cinco (5) prêmios no Vídeo Music Brasil 97, realizado pelo emissora de televisão MTV. O principal prêmio a que foi indicada é o de Melhor videoclipe do ano de 1997. Mas ela não ganhou nenhum dos prêmios a que fora indicada.

Já começando a se acostumar com o sucesso, Zélia Duncan estreia em Outubro de 1998 outro álbum , este chamado de Acesso. É uma grande surpresa este disco, pois suas faixas mostram um ritmo diferente de uma cantora que é considerada da MPB. Mas isso é o de menos, o que importa é que este é mais um grande sucesso que tem como faixas principais as músicas, Toda Vez, Verbos Sujeitos, Depois do Perigo e Quase sem querer, que é uma regravação da bela música de Renato Russo. Acesso foi muito elogiado pelos críticos e, por poucos, ele acaba sendo rejeitado.

Em 2001, após 3 anos parada em gravações que levam seu nome, pois participou do álbum O Som do Sim, de Herbert Vianna, e do consagrado Acústico MTV Capital Inicial (2000), Zélia acaba a gravação de seu quinto trabalho Sortimento em Abril de 2001, e rapidamente é levada em destaque pelas rádios com a música Me Revelar, e por emissoras, como MTV Brasil, que separa um espaço exclusivo em seus programas para a cantora e compositora. Desta vez ZD resolveu utilizar, em maioria, letras de amigos/convidados, mas deixa sua marca em Eu Me Acerto, exclusiva dela, e a própria Me Revelar, junto a seu amigo e produtor Christiaan Oyens.

Em Abril de 2002, a cantora lançou Sortimento e show de mesmo nome, que teve excelente repercussão nacional. Além de lançar neste mesmo ano o videoclipe da música Me Revelar, sendo indicada para o Video Music Brasil 2002 (VMB 2002) na categoria Fotografia, mas não venceu. As músicas Me Revelar e Alma tocaram muitas vezes nas rádios e programas televisivos brasileiros.

Por todos estes adjetivos, sendo considerada por muitos como uma das grandes revelações da MPB, sendo considerada por inúmeras pessoas como uma das mais vertentes roqueiras e defensoras da música contemporânea e de resgatar pérolas de grandes cantores esquecidos pela mídia, que Zélia Duncan entra para o rol das grandes cantoras de todos os tempos, ocupando o 25º lugar.

 

25º Lugar: Zélia Dunca

As 30 Maiores Cantoras do Brasil de Todos os Tempos

Marcelo Teixeira

 

 

 

Nenhum comentário: