quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

27º Maior Cantora do Brasil: Daniela Mercury


A cantora baiana Daniela Mercury
Daniela Mercury é uma das maiores cantoras, e mais famosas de axé music, e é conhecida como a rainha deste gênero musical, detentora de um Grammy Latino, por seu álbum Balé Mulato, recebeu também seis Prêmios TIM de Música, um prêmio pela APCA, três prêmios Multishow e dois prêmios pelo VMB, de melhor videoclipe e fotografia. Desde 1991 até hoje, Daniela lançou diversos álbuns e singles (sendo 14 em primeiro lugar e 24 Top 10), vendendo mais de 20 milhões de discos em todo o mundo. Chegou a gravar um DVD comemorativo de 25 anos do Cirque du Soleil e fez parte do Festival de Jazz de Montreal. Além disso, Mercury foi convidada para participar do DVD de Alejandro Sanz, e cantar com Paul McCartney, em Oslo, na Noruega, durante a entrega do Prêmio Nobel da Paz.

O primeiro álbum de Daniela, que leva o nome como título, foi lançado em 1991 pela gravadora independente Eldorado. Deste, foram lançadas para as rádios as canções Swing da Cor, o primeiro single de Daniela a chegar ao topo da parada brasileira, e Menino do Pelô, ambas gravadas com o bloco-afro Olodum. No ano seguinte, desligou-se da gravadora e, desde então, produz os próprios álbuns para depois negociar a distribuição dos mesmos com as gravadoras que estejam interessadas. Em 1992 apresentou-se no projeto Som do Meio Dia no Museu de Arte de São Paulo. O show reuniu mais de trinta mil espectadores, o que acabou por deixar o trânsito engarrafado nas imediações do local. Após quarenta minutos de show, Mercury foi retirada do palco por representantes da secretaria de turismo de São Paulo, que, preocupados com a estrutura do museu, obtiveram uma ordem da polícia militar para retirá-la do local.

Alguns consideram que O Canto da Cidade foi o precursor do movimento samba-reggae, logo chamado de axé music, ganhando força em todas as regiões do país e permitindo que outros artistas do gênero, tivessem destaque no cenário musical brasileiro. Acredita-se que, também, a partir deste álbum que o carnaval da Bahia passou a ter divulgação maciça na mídia. Daniela experimentou, durante este período um auge de popularidade pouco visto na história da indústria musical brasileira, sendo apelidada de furacão da Bahia e rainha do axé.

Logo após o show, Mercury foi contratada pela gravadora Sony Music e através desta lançou o segundo álbum solo, O Canto da Cidade. O álbum vendeu mais de dois milhões de cópias no Brasil, fazendo com que Mercury se tornasse a segunda intérprete feminina a atingir tal feito, e produziu sucessos como O Mais Belo dos Belos, Batuque, Você Não Entende Nada e a faixa-título do álbum, todos alcançaram o topo da parada oficial. As canções Só Pra Te Mostrar, um dueto com Herbert Vianna, e Bandidos da América fizeram um sucesso moderado nas rádios brasileiras, atingindo as posições de número nove e vinte um na parada, respectivamente.

Com tantos atributos e honrarias, Daniela Mercury, o furacão da Bahia, chega a ocupar o vigésimo sétimo lugar em uma lista seleta por cantoras responsáveis por colocar o Brasil como a estação primeira das melhores do mundo.

 

27º Lugar: Daniela Mercury

As 30 Maiores Cantoras do Brasil Todos os Tempos
Marcelo Teixeira

Um comentário:

Anônimo disse...

Merecido! Daniela Mercury é uma excelente cantora. Amo!!!!