quinta-feira, 9 de maio de 2013

Viva, Legião Urbana!


Revolucionários
O grupo de rock Legião Urbana acabou em 1996, quando o líder e único porta-voz da banda, Renato Russo, veio a falecer. Lembro-me de quando era pequeno, acho que lá pelos 14 ou 15 anos, da minha prima ouvindo umas músicas que sempre me aguçavam a curiosidade, mas que não me chamavam a atenção os quatro marmanjos. Seja pela letra ou pelas melodias, sempre me atraia aquele som. Minha prima e alguns amigos próximos tinham várias fitas cassetes e vinis do Legião Urbana em casa e então comecei a ouvir por influência deles, mas sem nenhum resquício de sobrevivência por eles. Hoje compreendo melhor as letras do Renato Russo, suas dificuldades, suas saliências, suas maldades e suas tristezas e alegrias contidas em músicas rebeldes ou melancólicas e também por conhecer sua história ouço os CDs me situando no que ele passava em cada época de gravação dos mesmos.

Dia destes vi um documentário do Legião Urbana que foi passado em um canal pago. Tinham imagens e histórias que foram revelados só agora mostrando os últimos momentos de Renato entre nós. Legião Urbana, para mim, é a melhor banda de Rock que existiu no Brasil e até hoje tento encontrar alguma banda melhor que eles. Em vão. Nenhuma chega perto de sua capacidade de envolver multidões de vários estilos de vida como eles. Prefiro músicas como Tempo Perdido ou Giz. Confesso que prefiro as músicas que não são as mais famosas. Uma das minha preferidas é Longe do meu lado

Acredito que o Renato seja um dos maiores compositores do rock brasileiro ao lado de Cazuza, Chico Buarque e Antônio Carlos Jobim. Foi uma época que não volta mais. Não é toda banda que consegue levar 100 mil pessoas em um show. A banda é muito importante para todos aqueles que vivenciaram o momento e por amantes do Legião após a morte de Renato, pois suas músicas refletem algo nas pessoas.

As melodias do Legião Urbana fazem bem para alma. Não sei como, mas souberam fazer músicas incríveis. Um CD que é raridade é o Duetos, onde o Renato canta raridades com diversos cantores. Realmente Renato Russo sabia compor e colocava em palavras o que muitos de nós sentimos e às vezes não conseguimos demonstrar. Talvez seja por isso que o Legião Urbana tenha feito tanto sucesso. É de arrepiar ver as gravações dos shows da banda e ver como aquelas pessoas gostavam das músicas e cantavam sem parar.

Legião Urbana ficará para sempre na história da música popular brasileira.

 

Viva, Legião Urbana!

Marcelo Teixeira

 

Um comentário:

Carileite disse...

Sem falar na voz marcante! Fato, eles afetaram legiões que ultrapassam o meio urbano!