segunda-feira, 13 de maio de 2013

Chico Buarque agrega musicalidade em Na Carreira


O ótimo Chico
Intitulado Na Carreira, o novo DVD duplo ao vivo do mestre das poesias musicadas, Chico Buarque, tem tudo aquilo sobre a vida e obra do compositor carioca durante as gravações do último disco Chico. Nos bastidores, um site (www.chicobastidores.com.br) foi criado com relatos e curiosidades do novo trabalho do artista, retratando esse mega sucesso. Entre o material selecionado, há diversos vídeos de Chico falando sobre o ato de tocar violão, além de um bate papo sobre a seleção de repertório, recepção do público, a energia do ao vivo e sobre a evolução de seu show.O DVD agrega canções de seu álbum Chico, já resenhado aqui no Mais Cultura Brasileira! e que já vendeu mais de 80 mil cópias. Junto com as novas canções, o artista vasculhou os mais de 400 títulos de sua obra, tão vasta em gêneros quanto em assuntos, para chegar à lista final de 30 músicas.

Se no CD Chico temos um certo Chico Buarque meio murcho, muito apático, com frases sem sentido em algumas canções, como amar uma mulher sem orifícios, aqui no DVD tudo é diferente: mostra um Chico Buarque mais a vontade, cantando maravilhosamente pérolas de outras épocas, demonstrando ser o velho Chico, e com jogo de iluminação perfeita. Na Carreira só demonstra o quanto Chico Buarque é essencial para a música popular brasileira.

 

Faixas

1.O Velho Francisco/ 2. De volta ao samba/ 3. Desalento/ 4. Injuriado/ 5. Querido Diário/ 6. Rubato/ 7. Choro Bandido/ 8. Essa Pequena/ 9. Tipo um baião/ 10. Se eu soubesse/ 11. Sem você nº 2/ 12. Bastidores/ 13. Todo o sentimento/ 14. O meu amor/ 15. Teresinha/ 16. Ana de Amsterdam/ 17. Anos Dourados/ 18. Sob Medida/ 19. Nina/ 20. Valsa Brasileira/ 21. Geni e o Zepelim/ 22. Sou Eu/ 23. Tereza da Praia/ 24. A violeira/ 25. Baioque/ 26. Rap de Cálice/ 27. Sinhá/ 28. Barafunda/ 29. Futuros Amantes/ 30. Na carreira

 

Na Carreira DVD – Chico Buarque

Nota 10

Marcelo Teixeira

Um comentário:

Bruno Cavalcanti disse...

Olá, em uma das minhas andanças Google afora encontrei seu blog e sua resenha sobre este trabalho do senhor Buarque.
Tenho que discordar de alguns pontos desta sua análise sobre o DVD do Chico. Primeiro: compositor paulistano? Você se referia ao Chico aqui?
Segundo: não entendi as frases desconexas e sem sentido do disco "Chico", um dos melhores - aliás, o melhor - disco lançado por ele desde "Sobre Todas as Coisas".
Canções como as belíssimas "Querido Diário", "Tipo um Baião" (deliciosa homenagenzinha a Gonzagão), "Se eu Soubesse", "Rubato", "Nina", "Sem Você 2"... não entendo o que você achou de desconexo ou de "murchinho" aqui.
Enfim, de qualquer forma é bacana que mais pessoas estejam consumindo música brasileira e fazendo apologia a ela. Te convido a conhecer meu blog também: www.blogmusicalia.wordpress.com

Até a próxima.